Revista ADEGA
Busca

Um vinho e um rap

Bordalesa Cazebone inova e contrata rapper para apresentar seus vinhos

Gab, um jovem rapper de Lyon, teve o "trabalho" de degustar os vinhos e musicalizar suas sensações


O rapper Gab foi o responsável por colocar música e letra em cada cuvée dos Cazebonne
O rapper Gab foi o responsável por colocar música e letra em cada cuvée dos Cazebonne

Já faz tempo que as vinícolas de todo o mundo se perguntam como podem fazer para se aproximarem dos consumidores mais jovens, para tirarem a 'cara' de produto sofisticado e 'coisa' de velho que o vinho ainda tem para as novas gerações. O vinho em lata é um caminho, as degustações com menos jargões técnicos são outro. Mas uma vinícola francesa foi além e contratou um rapper para descrever seus vinhos.

Jean-Baptiste Duquesne tem 35 hectares de vinhedos em Bordeaux (Graves) e é, além de proprietário do Château Cazebonne, um entusiasta na recuperação de cepas antigas e está empenhado em transformar a propriedade, que tem cultivo de uvas desde o século 18, totalmente em cultivo biodinâmico. O novo e o velho se juntam em mais aspectos do que na vitivinicultura.

"Em setembro do ano passado, em plena safra, eu lancei um desafio a um jovem rapper de Lyon, chamado Gab, o de colocar música e letra em cada cuvée dos Cazebonne", conta o proprietário. O artista de 25 anos, que tem trabalhado com temas como ecologia, sociedade e religião, quis vir até os vinhedos e conhecer a produção para sentir, segundo ele, a 'temperatura' do ambiente da produção: "Ele amou nossos vinhos e abraçou a ideia de mandar um rap para cada garrafa de Bordeaux", completa Jena-Baptiste.

A colaboração entre o produtor, o rapper e o enólogo da vinícola David Poutays, foi além das degustações, apresentação dos vinhedos e da vinícola, pois os textos musicados são realmente descrições de safras e vinhos, e precisaram ser adaptados para serem (embora com algumas licenças poéticas) informativos e corretos em termos de descrição de produtos. Já é possível ver alguns dos vídeos na página da vinícola no Youtube. Serão 10 clipes ao todo.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 21/03/2022, às 09h00 - Atualizado às 10h00


Mais Mundovino