Ator e proprietário de vinícola, Brad Pitt anunciou que sua linha cosmética é vegana e sustentável, utilizando materiais recicláveis e sobras da vinificação
por André De Fraia
Brad Pitt, estrela de Hollywood e proprietário do Château Miraval em Provence, anunciou o lançamento de sua linha de cuidados com a pele, o Le Domaine Skincare é feito com ingredientes ativos provenientes do vinhedo do Château de Beaucastel da Famille Perrin, no Vale do Rhône, e sócios de Pitt no Miraval.
Segundo o ator, a linha é vegana e adequada para todos os tipos de pele. Os produtos são feitos a partir de matéria orgânica que antes era descartada após a prensagem das uvas. A embalagem do Le Domaine Skincare é feita de vidro reciclável e rolhas reutilizáveis feitas de carvalho cortado das sobras dos barris de vinho do vinhedo.
"Trata-se de imitar os ciclos orgânicos da natureza, em sua beleza original", disse Pitt. “Na natureza, não existe o conceito de desperdício. Cada coisa descartada torna-se alimento para outra. Isso é circularidade para Le Domaine Skincare”.
Por enquanto, a linha ainda não está disponível no Brasil. O lançamento inicial será na França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e EUA.
Os produtos são frutos de anos de estudos e pesquisas que a Famille Perrin desenvolveu em colaboração com o professor Pierre-Louis Teissedre da Universidade de Bordeaux e o professor Nicolas Lévy, que trabalha para uma empresa de biotecnologia chamada ProGeLife.
Teissedre passou os últimos 15 anos estudando e isolando substâncias com potencial em 13 variedades de uvas do Chêteau de Beaucastel para identificar a combinação de efeitos antioxidantes mais potentes, o resultado foi uma substância batizada de GSM10.
Já Levy, especialista em desenvolvimento de medicamentos para doenças raras, criou o ProGR3 em parceria com Pitt e os Perrins, substância que visa retardar os efeitos do envelhecimento na pele. Ambas substâncias estão com a patente pendente e comprovam os efeitos antioxidante da uva e do vinho.