Único concurso com a chancela dos grandes órgãos internacionais terá 774 amostras de 16 países e quatro continentes
por André De Fraia
Ocorrerá entre os dias 13 e 16 de outubro no Centro Empresarial de Bento Gonçalves a décima edição do Brazil Wine Challenge, único concurso do país que conta com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, OIV, e da União Internacional de Enólogos, UIOE.
A organização feita pela Associação Brasileira de Enólogos (ABE) recebeu esse ano 27% mais amostras que a última edição que ocorreu em 2018, o concurso ocorre bianualmente. Serão 774 vinhos de 16 países que o corpo de jurados formado por enólogos, sommeliers e jornalistas da Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália terão a oportunidade de degustar e avaliar.
O presidente da ABE Daniel Salvador destaca: “Este expressivo e inédito número de amostras mostra que o Brasil é um mercado em potencial, visado por produtores do mundo todo. O Brazil Wine Challenge é uma grande oportunidade de avaliar tecnicamente a qualidade de vinhos do mundo inteiro, servindo de referência para o consumidor.”.
O concurso seguirá todos os protocolos de segurança e regras de distanciamento social estabelecidos pelos órgãos competentes, contando com um sistema de avaliação totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados.
O concurso desponta como um dos mais importantes e respeitados do cenário internacional e seguirá rígidas normas. Desde o recebimento das amostras, com apenas duas pessoas tendo contato com os produtos, até a temperatura da degustação, visando sempre se manter com um elevado nível técnico e prestígio.
A novidade fica por conta de amostras vindas do Marrocos, é a primeira vez que o país africano envia vinhos para o Brazil Wine Challenge.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui