Revista ADEGA
Busca

Vinho traduzido em música

Cientistas usam encefalograma para produzir a música perfeita para degustadores – pegue sua taça e confira

O projeto “Tasting Notes” nasceu na África do Sul e criou a música que, segundo os pesquisadores, é perfeita para acompanhar QUALQUER Cabernet Sauvignon


Projeto na África do Sul propõe uma experiência diferente, harmonizando vinho e música
Projeto na África do Sul propõe uma experiência diferente, harmonizando vinho e música

Quando estamos em uma degustação de vinhos utilizamos quase todos os sentidos. Olhamos o vinho, cheiramos o vinho, degustamos no palato e sentimos sua textura. O ouvido, no entanto, fica de lado. Mas isso está para acabar. Após a pesquisa da MW Susan Lin propor que a música melhora o vinho, o projeto Tasting Notes vai além.

A ideia nasce em uma parceria da Cape Winemakers Guide, associação sul-africana de produtores de vinho, e o Nedbank Group que mesclou ciência, criatividade, música e vinho para criar a música “perfeita” para degustar um Cabernet Sauvignon.

“A música é uma linguagem universal e o vinho certo pode tornar qualquer experiência mais prazerosa. Então, partimos para explorar nosso amor coletivo pela música e criar uma combinação literal de vinho e música para atingir nosso objetivo de abrir o vinho para novos públicos”, diz Khensani Nobanda, Executivo de Marketing e Assuntos Corporativos do Grupo Nedbank.

A música foi criada a partir do mapa de um encefalograma que mediu as reações cerebrais e a experiência sensorial durante várias rodadas de degustação. Após um período de testes, o resultado foi uma faixa musical que, segundo os criadores, desprende os sabores de qualquer Cabernet Sauvignon!

Bom, deixamos o teste com você, saque o seu Cabernet Sauvignon e ouça abaixo a música que “harmoniza” com o vinho:

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

André De Fraia
Publicado em 25/03/2022, às 10h00


Mais Almanaque do vinho