Adega Responde

Como o ovo é usado na produção de vinho?

A clara do ovo ajuda a remover partículas verdes ou taninos da bebida

por Redação

No final do processo de fermentação a clara do ovo é jogada na barrica de vinho 

Você já deve ter reparado que algumas bebidas “naturais”, “integrais” etc., costumam alertar no rótulo que podem apresentar “sedimentação” ou algo do gênero. Isso se deve ao fato de que muitas não passam por processo de filtragem, clarificação ou afinamento. A maioria dos vinhos comerciais, contudo, tende a receber algum tipo de tratamento para remover materiais indesejados, que podem afetar a cor, aroma e sabor.

Leia mais:

+ Como o vinho é produzido

O que são os vinhos naturais?

Vinificação em ovos de concreto

Ao final do processo de fermentação, o vinho geralmente apresenta moléculas, que incluem taninos, fenólicos e polissacarídeos, em suspensão. Há produtores que preferem removê-las e outros que não. Para removê-las, geralmente se usa um agente que combina essas moléculas para que possam ser filtradas.

Existem vários agentes que servem para isso, como claras de ovos, caseína de leite, gelatina, ictiocola, bentonita e carbono. As claras de ovo, por exemplo, são despejadas no tanque ou na barrica de vinho diretamente, misturadas e depois deixadas descansando por algum tempo até estabilizarem e decantarem. O material decantado é retirado posteriormente, antes de o vinho ir para a garrafa.

As claras de ovo são usadas há séculos na vitivinicultura e elas são interessantes para remover “partículas verdes” ou taninos, tornando o vinho mais redondo e macio em textura. Dependendo do tamanho do ovo, são necessárias entre três e oito claras para afinar uma barrica de 225 litros de vinho tinto.

VEGANO?

Boa parte dos agentes de afinamento tradicionais usados na vitivinicultura são derivados de animais, portanto, toda vez que um vinho passa por um processo de clarificação, isso geralmente impede que ele seja comercializado como vegano. No entanto, nos últimos anos, os produtores estão cada vez mais pesquisando agentes nãoanimais para esse processo e já utilizando alguns.

Veja também:

+ Confira o guia prático do vinho

Vinificação em ovos de madeira?

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas