Diferente

Consultor italiano cria vinhos com baixo nível de histamina

À base da uva Dolcetto, as bebidas têm como público-alvo os intolerantes ao composto

por Redação

O italiano Sebastiano Ramello, consultor de vinhos, criou em parceria com o produtor Osvaldo Veglio, os vinhos Dolcetto D'Alba, Barbera D'Alba e Diano D'Alba à base da uva Dolcetto que possui um baixo nível de histamina, composto que causa enxaquecas em pessoas alérgicas a ele e, que também é encontrado em vinho tinto, carnes curadas e queijos. 4% da população mundial é intolerante à histamina.

Em 2011, Sebastiano Ramello fundou a Low Histamine, associação que tinha como meta produzir vinhos com uma gama de 0,5 mg de histamina por litro de vinho. “Eu comecei este projeto pela minha mãe, ela era intolerante à histamina, então, eu trabalhei com alguns médicos por cinco anos para estudar mais sobre isso. Os grandes níveis de histamina são encontrados, principalmente, nos vinhos tintos e, como sou consultor de vinhos, quis começar pela bebida”, disse Sebastiano.

Sebastiano Ramello

Em suas pesquisas, Ramello descobriu dois vinhos tintos produzidos na região de Piemonte, pela vinícola Veglio Michelino & Figlio, que tinham baixos níveis de histamina, menos de 1,5 mg por litro. Com essa descoberta, Sebastiano notou que a uva Dolcetto tem, naturalmente, baixos níveis de histamina do que outras cepas.

“O nível de histamina da Dolcetto é fora do normal. Normalmente, as outras cepas possuem de 4 a 20 mg por litro. A Dolcetto tem de 1 a 2,5 mg por litro”, afirmou o consultor de vinhos.

O próximo passo, após a descoberta da cepa, foi buscar meios que pudessem diminuir o nível do composto para 0,5 mg. Com a ajuda do produtor Osvaldo Veglio, Ramello porduziu os vinhos Dolcetto D'Alba, Barbera D'Alba e Diano D'Alba com 0,5 mg de histamina por litro e 100% à base de Dolcetto. Os vinhos do consultor chamaram a atenção dos mercados da África do Sul e dos Estados Unidos, que já buscam uma parceria.

palavras chave

Notícias relacionadas