Projeto tem como premissa garantir a qualidade e a transparência de vinhos produzidos em uma área de 997 km², no nordeste da Espanha
por Larissa Avilez
Com o objetivo de representar a melhor expressão dos espumantes espanhóis e atender à crescente demanda por transparência, surge a Corpinnat. Apesar de representar vinícolas da região de Penedès, no nordeste da Espanha, não se trata de uma denominação de origem ou geográfica, mas de uma marca coletiva de qualidade, chancelada pela União Europeia.
“A ideia foi lançada ao mercado em 2018 e, no ano seguinte, nos vimos obrigados a deixar o conselho regulador do Cava”, explica Linda Diaz, head sommelier da Gramona – uma das sete famílias fundadoras do movimento. Atualmente, 11 vinícolas integram a Corpinnat. Segundo ela, a expectativa é ampliar esse número “em pouco tempo”.
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O nome “Corpinnat” tem origem na junção de três palavras catalãs, cujo significado é “nascido no coração do Penedès”. Legalmente, abrange uma área de 997 km², com mais de 22 mil hectares de vinhedos, definida por critérios históricos e ecológicos. Dentre outras exigências, os associados devem:
Questionada, Linda Diaz não soube dizer quantos produtores já foram recusados pela marca. “A verdade é que muitos nem se atrevem, porque são várias as condições. Depois de quase sete anos, recebemos muitas solicitações para auditoria. Somente nesta vindima, neste verão (europeu), 16 projetos solicitaram auditoria”, disse.
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As uvas Macabeo e Xarel-lo são exemplos de castas típicas da região. De acordo com a sommelier, cada produtor da marca tem seu próprio estilo, mas os consumidores podem esperar “mais complexidade, maior leveza na textura dos vinhos, carbônicos mais integrados e conexão com o vinhedo” nos vinhos Corpinnat.
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