Criada em 1925, a uva Pinotage é a origem dos melhores vinhos tintos da África do Sul
por Sílvia Mascella
Antes de mais nada, uma dica: se você pretende viajar para a África do Sul ainda neste mês, aproveite e compre seu ingresso para o 'Pinotage & Biltong Festival", que vai acontecer nos dias 27 e 28 de abril no Rhebokskloof Estate, a 65 km da Cidade do Cabo, na região vinícola de Paarl.
O Festival vai reunir 18 vinícolas que vão levar 30 Pinotages para provar e vender, seja na versão tinta tradicional e também como rosé, espumante e até vinho de sobremesa. Incluso no valor do ingresso está uma taça de cristal, música ao vivo e uma prova de 18 Pinotages harmonizados com o 'biltong'. Não sabe o que é? Biltong é um tipo de carne seca curada muito apreciada na África do Sul, que pode ser preparada com carne bovina, de caça e avestruz. Para participar compre seu ingresso: (quicket.co.za/events/252012-pinotage-biltong-festival-2024#/)
LEIA TAMBÉM: Melhores vinhos brancos da África do Sul incluem a Chenin Blanc
Mas quem quiser aproveitar as dicas dos melhores vinhos da uva Pinotage e provar no conforto de casa mesmo, sem atravessar o Oceano até a África, a gente te conta que essa uva, criada em 1925 pelo professor de viticultura Abraham Izak Perold na Universidade de Stellenbosch, é um cruzamento entre as variedades tintas Pinot Noir e Cinsault.
A Pinotage é uma das tintas mais cultivadas no país atualmente e um desses vinhos que é necessário provar para compreender. É um tinto bastante frutado, geralmente, onde cerejas, amoras, figos e até um mentolado/eucalipto ganham espaço no aroma. Mesmo com baixa acidez, ele pode ser encorpado e ter elevado grau alcoólico. Os bons taninos das uvas colhidas com excelente maturação garantem que os melhores vinhos sobrevivam ao teste do tempo. Adega provou vinhos da Pinotage de diversas regiões e faixas de preços. Veja abaixo: