Chenin Blanc é a uva branca escolhida para pesquisa na África do Sul para desenvolver vinhos Premium
por Silvia Mascella
Em uma parceria entre a universidade de Stellenbosch, a Chenin Blanc Association, a South Africa Wine e o Instituto Sulafricano de Pesquisa de Uva e do Vinho, foi lançado um projeto para aumentar o valor agregado e transformar os vinhos da uva Chenin Blanc em vinhos Premium.
O investimento de mais de um milhão de reais (4 milhões de rands sulafricanos) será feito ao longo de três anos e reforça a longa parceria entre a indústria vitivinícola sulafricana e a Universidade de Stellenbosch, cujo primeiro professor de viticultura (Abraham Izak Perold) criou, em 1925, a uva Pinotage, cruzando as variedades Pinot Noir e Cinsault.
LEIA TAMBÉM: Curiosidades sobre a uva Pinotage
"A Chenin Blanc foi escolhida para esse projeto por ser cultivada em diversos locais e estar com sua reputação em crescimento. Mais ainda, podemos contar com um bom expertise das empresas em fazer Chenin Blanc de alta qualidade, transformando-a na candidata ideal para essa pesquisa", afirmou Gerard Martin, executivo de desenvolvimento e inovação da South Africa Wine.
O projeto se apoia num vinhedo modelo experimental onde as parreiras estão em 19 sistemas de condução e suporte diferentes, demonstrando cenários de alta, média e baixa produtividade, replicando todos os sistemas utilizados nos vinhedos da África do Sul, tanto em terras irrigadas quanto nas sem irrigação.
LEIA TAMBÉM: Os vinhos tradicionais das páscoas regionais
As pesquisas estão sendo conduzidas em todas as fases e não apenas no vinhedo, com seleção de leveduras, vinificação e estratégias de produção e comercialização, visando a elevação dos vinhos da Chenin Blanc à categoria Premium, independentemente da faixa de preço. O projeto ainda inclui bolsas de estudo e a divulgação dos resultados para toda a cadeia produtiva.
A coordenadora do projeto, Professora Melané Vivier , afirmou estar empolgada para esse projeto conjunto que irá despertar o potencial dos vinhos sulafricanos da Chenin Blanc: "A adoção de uma abordagem centrada no mercado faz com que o projeto trabalhe sob medida para a produção de uvas e vinificação, alinhadas com as preferências do consumidor e as demandas do mercado. O cruzamento dos dados, as avaliações técnicas e econômicas e os resultados comprovados permitirão uma tomada de decisão baseada em dados reais e falicitarão a invovação na indústria", explicou a professora.
Veja abaixo os melhores vinhos brancos (inclusive da uva Chenin Blanc) feitos na África do Sul degustados por ADEGA: