Pinot + Hermitage

Curiosidades sobre o cruzamento que deu origem à Pinotage

Criada em 1925 por Abraham Izak Perold, a Pinotage se tornou a variedade tinta mais famosa da África do Sul

A Pinotage foi criada em 1925 por Abraham Izak Perold na África do Sul
A Pinotage foi criada em 1925 por Abraham Izak Perold na África do Sul

por Arnaldo Grizzo

Nascida na África do Sul e sinônimo dos vinhos locais, a Pinotage tem origem em um cruzamento feito em 1925 por Abraham Izak Perold, professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch. O experimento foi realizado no jardim de sua residência na fazenda experimental Welgevallen.

LEIA TAMBÉM: Por que as barricas de vinho têm tamanhos e formatos diferentes e o que isso influencia no vinho?

Perold polinizou uma planta de Pinot Noir com Cinsault, conhecida na época na África do Sul como Hermitage. Daí o nome Pinotage. Sua “descoberta”, contudo, demorou para se tornar famosa e até o criador abandonou elas.

Perold plantou as quatro sementes resultantes do cruzamento no jardim e as esqueceu quando deixou a Universidade de Stellenbosch para trabalhar numa vinícola em Paarl em 1927. As mudas foram resgatadas por Charlie Niehaus, que as transportou para o viveiro de CJ Theron no Elsenburg Agricultural College.

LEIA TAMBÉM: Mourvèdre ou Monastrell. A uva que anda mais falada do que nunca

O primeiro plantio comercial de Pinotage foi feito em 1943 na fazenda Myrtle Grove perto de Sir Lowry's Pass, embora o nome não tenha sido usado em uma garrafa até 1961, no vinho Lanzerac 1959. 

A Pinotage é a variedade tinta mais famosa da África do Sul (apesar de não ser a mais plantada), mas a reputação dos seus vinhos nunca foi das melhores. Nos últimos anos, contudo, associações de produtores têm feito grandes progressos qualitativos.

  • Confira abaixo os melhores vinhos Pinotage degustados recentemente pela Revista ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas