Revista ADEGA
Busca

Pinot + Hermitage

Curiosidades sobre o cruzamento que deu origem à Pinotage

Criada em 1925 por Abraham Izak Perold, a Pinotage se tornou a variedade tinta mais famosa da África do Sul


A Pinotage foi criada em 1925 por Abraham Izak Perold na África do Sul
A Pinotage foi criada em 1925 por Abraham Izak Perold na África do Sul

Nascida na África do Sul e sinônimo dos vinhos locais, a Pinotage tem origem em um cruzamento feito em 1925 por Abraham Izak Perold, professor de viticultura da Universidade de Stellenbosch. O experimento foi realizado no jardim de sua residência na fazenda experimental Welgevallen.

Perold polinizou uma planta de Pinot Noir com Cinsault, conhecida na época na África do Sul como Hermitage. Daí o nome Pinotage. 

Sua “descoberta”, contudo, demorou para se tornar famosa e até o criador abandonou elas.

Perold plantou as quatro sementes resultantes do cruzamento no jardim e as esqueceu quando deixou a Universidade de Stellenbosch para trabalhar numa vinícola em Paarl em 1927. As mudas foram resgatadas por Charlie Niehaus, que as transportou para o viveiro de CJ Theron no Elsenburg Agricultural College. 

O primeiro plantio comercial de Pinotage foi feito em 1943 na fazenda Myrtle Grove perto de Sir Lowry's Pass, embora o nome não tenha sido usado em uma garrafa até 1961, no vinho Lanzerac 1959. 

A Pinotage é a variedade tinta mais famosa da África do Sul (apesar de não ser a mais plantada), mas a reputação dos seus vinhos nunca foi das melhores. Nos últimos anos, contudo, associações de produtores têm feito grandes progressos qualitativos.

Confira abaixo dicas para apreciar a casta:

Kanonkop Kadette Dry Pinotage Rosé 2019

Kanonkop Kadette Dry Pinotage Rosé 2019 - AD 90 pontos - Kanonkop, Coastal Region, África do Sul

Fresco e gostoso de beber, mostra morangos e frutas cítricas escoltados por notas florais e de ervas frescas. Leve e gostoso de beber, tem acidez pulsante, textura firme e cremosa e final cativante, com toques especiados e terrosos.

Nederburg The Winemaster´s Pinotage 2017

Nederburg The Winemaster´s Pinotage 2017 - AD 89 pontos - Nederburg, Western Cape, África do Sul

Este é um 100% Pinotage com amadurecimento entre 8 e 12 meses em barricas de carvalho de 2º e 3º usos. Sempre consistente, de bom corpo, tem refrescante acidez, taninos firmes e final médio/longo, com toques tostados e de tabaco.

Stellenrust Pinotage 2018

Stellenrust Pinotage 2018 - AD 91 pontos - Stellenrust, Stellenbosch, África do Sul

Elaborado exclusivamente a partir de Pinotage, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês é um vinho delicioso em sua rusticidade. Fluido e estruturado, tem acidez na medida, taninos aveludados e de ótima textura e final persistente e cheio, com toques terrosos, de ameixas, de tabaco e de cacau.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Arnaldo Grizzo
Publicado em 29/03/2022, às 16h00


Mais Escola do vinho