Separamos alguns rótulos para você não errar ao aproveitar a rabanada e o panetone
por Redação
A variedade de sobremesas é talvez maior do que a de pratos salgados, mas optamos por duas muito representativas e tradicionais, a rabanada e o panetone. Este apresenta uma doçura frutada que pode ser acrescida de um toque de Grand Marnier, que tem sabor de cítricos cristalizados.
+ As melhores harmonizações para a ceia de Natal
+ Vai viajar? Descubra como transportar uma garrafa de vinho na mala
Uma excelente harmonização é o Vin Santo, um vinho doce de sabores complexos que se equilibra muito bem com as frutas secas do panetone.
A rabanada, por sua vez, é frita e recoberta de açúcar e canela. A harmonização necessita de um vinho doce, ácido e, de preferência, espumante, para cortar a gordura da fritura. A solução perfeita é o Moscato d’Asti, um vinho que preenche todos esses requisitos sem tomar o protagonismo.
É fácil depreender da leitura das harmonizações que, à exceção do Vin Santo, todos os vinhos sugeridos possuem corpo e teor alcoólico moderados ou médios. Isso se deve, claro, ao corpo dos pratos que pedem vinhos desse porte, mas também ao fato de ser uma festa de longa duração e de ocorrer no verão. Em uma festa de celebração da vida, da renovação, da harmonia, nada melhor do que equilíbrio e moderação.
+ Qual a maneira correta de abrir espumantes?