Doces na ceia

Dicas de vinhos para acompanhar as sobremesas de Natal

Separamos alguns rótulos para você não errar ao aproveitar a rabanada e o panetone


A variedade de sobremesas é talvez maior do que a de pratos salgados, mas optamos por duas muito representativas e tradicionais, a rabanada e o panetone. Este apresenta uma doçura frutada que pode ser acrescida de um toque de Grand Marnier, que tem sabor de cítricos cristalizados. 

Leia mais:

Os melhores vinhos de 2019

As melhores harmonizações para a ceia de Natal

Vai viajar? Descubra como transportar uma garrafa de vinho na mala

Uma excelente harmonização é o Vin Santo, um vinho doce de sabores complexos que se equilibra muito bem com as frutas secas do panetone.

A rabanada, por sua vez, é frita e recoberta de açúcar e canela. A harmonização necessita de um vinho doce, ácido e, de preferência, espumante, para cortar a gordura da fritura. A solução perfeita é o Moscato d’Asti, um vinho que preenche todos esses requisitos sem tomar o protagonismo.

É fácil depreender da leitura das harmonizações que, à exceção do Vin Santo, todos os vinhos sugeridos possuem corpo e teor alcoólico moderados ou médios. Isso se deve, claro, ao corpo dos pratos que pedem vinhos desse porte, mas também ao fato de ser uma festa de longa duração e de ocorrer no verão. Em uma festa de celebração da vida, da renovação, da harmonia, nada melhor do que equilíbrio e moderação.

Veja também:

Qual a maneira correta de abrir espumantes?

Como escolher um vinho para presente de Natal?

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%  

Da redação

Publicado em 22 de Dezembro de 2019 às 09:00


Notícias Natal vinho Ceia de natal sobremesas de Natal vinhos de Natal