Vinho e Cinema

Diretor de Napoleão, Ridley Scott faz vinhos na França

Sir Ridley Scott, diretor de Napoleão, é o proprietário da vinícola Mas des Infermiéres, na França

Ridley Scott e o enólogo Christophe Barraud
Ridley Scott e o enólogo Christophe Barraud

por Silvia Mascella

Ele nasceu numa pequena cidade costeira da Inglaterra, tem sobrenome escocês, fez sua fama na etérea Hollywood (costa oeste dos EUA), dando vida a muitos mundos da ficção (Alien, Blade Runner). Mas na realidade Sir Ridley Scott também é um apaixonado por vinhos, dono de uma (por que não?) cinematográfica propriedade no sul da França, no Parque Nacional do Luberon.

O diretor do aclamado Napoleão (filme lançado neste ano de 2023) estava filmando "1492 - A Conquista do Paraíso" quando adquiriu a propriedade em Oppède, na Provence, ao sul do vale do Rhône. Mas foi apenas um ano antes do lançamento de Robin Hood, que a primeira safra comercial de seus vinhos Mas des Infermières chegou ao mercado.

LEIA TAMBÉM: Guia rápido para conhecer os rosés da Provence

Em uma recente entrevista sobre vinho e cinema o diretor, que começou sua carreira em propaganda, contou que tudo é sobre comunicação e sobre entender a sua audiência. Ele afirmou que não adianta ter um grande produto se ninguém sabe sobre ele ou se mensagem que você passa não é clara.

Vinícola Mas des Infermieres, no Luberon
Mas des Infermières, vinícola de Sir Ridley Scott, no sul da França

Apesar do dia-a-dia da vinícola estar nas mãos do enólogo Christophe Barraud, Scott admite que, sendo o contador de histórias que é, ele se dedica a 'criar' as estórias por detrás de cada garrafa. Atualmente a vinícola faz 7 rótulos: branco, tinto e rosé da linha Source, um tinto da uva Syrah Ombre de Lune e mais um tinto, branco e rosé da linha Chevalier, todos com uvas dos 11 hectares de vinhedos próprios.

LEIA TAMBÉM: Provence trabalha para ser 100% orgânica até 2030

A belíssima vinícola, de arquitetura que mescla o moderno e o tradicional provençal, fica discretamente inserida na paisagem, e está aberta ao público o ano todo, distante uma hora de carro de Avignon. Para os cinéfilos a loja abriga objetos (roupas, acessórios, quadros) dos filmes dirigidos pelo proprietário, além de oferecer tours e degustações guiadas. E para uma experiência ainda mais marcante, a propriedade possui três casas luxuosas em meio aos vinhedos, que podem ser alugadas por temporada.

palavras chave

Notícias relacionadas