Sentir dor de cabeça depois de tomar vinho tinto nem sempre é culpa da bebida
por Redação
A velha história de que beber vinho pode dar dor de cabeça é bem conhecida até por quem não consome a bebida. Por isso, pesquisadores brasileiros fizeram uma pequena pesquisa para estabelecer a relação entre os dois.
Os pesquisadores consultaram 33 adultos, que se consideravam consumidores regulares de vinho tinto e que acreditavam que a bebida tinha causado dores de cabeça no passado. Eles beberam meia garrafa de vinho de diferentes variedades — Malbec, Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot — em quatro dias diferentes, e anotaram se haviam tido dores de cabeça e a intensidade da dor.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A maior parte dos participantes disse que a dor aparecia até 11 horas após beber o vinho, e as dores mais intensas foram causadas por vinhos Tannat e Malbec, por conta da quantidade de taninos, responsáveis pela coloração intensa em vinhos tintos.
"É um estudo pequeno, mas confirma o que nós ouvimos dos pacientes: vinho pode causar dores de cabeça, mas não necessariamente sempre", disse o médico assistente da Escola de Medicina Albert Einstein.
Porém, um segundo estudo feito na China mostrou que a temperatura do ambiente em que se bebe vinho também pode influenciar a incidência de dores de cabeça. Cerca de 60 pacientes, que sofrem de dores de cabeça, mantiveram, durante um ano, um diário em que registravam como estava a temperatura do ambiente. Em 21% das vezes, a temperatura estava diretamente ligada à dor de cabeça, sendo o frio o principal complicador.
LEIA TAMBÉM: Estudo descobre benefícios para a saúde intestinal em sobras de vinificação
"O estudo mostra evidências de que as dores de cabeça estão associadas também com a temperatura do ambiente", disse o Dr. Shuu-Jiun Wang, chefe do estudo e professor de neurologia na Escola de Medicina da Universidade Nacional Yang-Ming, em Taipei, Taiwan.
+lidas
Por que todos no setor de vinhos ainda prestam atenção em Robert Parker
Cannonau: o vinho da Sardenha que pode ajudar a viver até os 100 anos
Casa de Champagne é acusada de fraude por ex-funcionária
Os mais caros e desejados vinhos do mundo!
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?