MundoVino

Estudo divulga lista com países que mais exportam e importam vinho a granel no mundo

Espanha lidera com folga o ranking, que tem também a Itália como segunda colocada

por Redação

[Colocar Alt]

Segundo dados divulgados pelo The Bulk Wine Club (clube do vinho a granel), neste ano, a Espanha lidera a lista dos países exportadores de vinho a granel com mais do que o dobro da quantidade do segundo colocado, a Itália. Vale dizer ainda que os espanhóis também são os campeões no quesito preço baixo, com o litro de vinho exportado a 0,54 centavos de euro contra, por exemplo, 0,81 centavos do vinho italiano.

A Espanha aparece na lista com mais de 1,2 milhão de hectolitros exportados, muito a frente da Itália, com pouco mais de 500 mil. Deve-se apontar que, apesar de apresentar o preço mais baixo entre os vinhos a granel, a Espanha teve aumento de 27,4% no valor de seus vinhos neste ano, o que mostra o quão mais baratos eram em relação aos outros países. Em relação ao preço, ressalte-se que apenas a Nova Zelândia baixou os preços de seus produtos à granel no ano passado.

Somente África do Sul, Austrália e Portugal acompanham a Espanha em preços abaixo da média mundial, que é de 78 centavos – levando em conta que os dois últimos estão próximos da média (menos de dois centavos de diferença).

Por outro lado, os maiores compradores de vinho a granel são Alemanha, Reino Unido, França, Estados Unidos e China. Curioso notar que a Itália também aparece no top 10 entre os importadores.

palavras chave

Notícias relacionadas