Mundovino

Estudo mostra quais uvas brancas trazem maiores benefícios para a saúde

Apesar do vinho tinto ter quantidades mais significativas, algumas uvas brancas possuem grande quantidade de antioxidantes

por André De Fraia

Ales Maze-Unsplash

Dois antioxidantes identificados no vinho branco são altamente benéficos para a saúde

Pesquisadores da Dinamarca, Alemanha e Polônia identificaram dois aminoácidos presentes no vinho branco com ações antioxidantes.

» Tanino: o que é esse componente do vinho?

Apesar do vinho ser uma bebida rica em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que trazem inúmeros benefícios para a saúde, comumente o vinho tinto é tido como o ideal, afinal muitas dessas substâncias estão na casca da uva e passam para o vinho durante o processo de maceração – inexistente na vinificação da gigantesca maioria dos vinhos brancos.

No entanto, um estudo que será publicado na revista Food Chemistry traz uma boa nova aos amantes do estilo.

Os pesquisadores estudaram a composição química de 120 vinhos brancos e destacam que duas substâncias têm alto potencial benéfico a favor da saúde: o hidroxitirosol e o ácido gálico.

A primeira é ligada a prevenção de câncer e favorece a saúde de cabelos, olhos e pele; já a segunda é vista como benéfica ao metabolismo, à saúde gastrointestinal, neural e cardiovascular.

» Açúcar no vinho? Chaptalização é técnica tradicional. Mas causa polêmica!

Indo além, nessa amostra os pesquisadores perceberam que quatro uvas brancas se destacam das demais em concentração dessas substâncias:

  • Silvaner
  • Sauvignon Blanc
  • Riesling
  • Chardonnay

Lembrando que as pesquisas demonstram que as ações benéficas ocorrem apenas quando o vinho é consumido moderadamente.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas