Expert em rolhas alerta: "Guarde suas garrafas de Champagne em pé"

O estudioso Carlos Cabral quebra paradigmas e revela que a melhor posição para se manter uma garrafa de espumante é na vertical e não na horizontal


Espumante

Garrafas de espumante podem ser guardadas em pé

Segundo o expert em vinhos, Carlos Cabral, os consumidores precisam mudar seus conceitos na hora de guardar seus espumantes em casa. De acordo com ele, a melhor forma de posicionar uma garrafa de Champagne, ou qualquer outro espumante, é em pé (na vertical) e não deitada como a maioria das pessoas está acostumada. "Para a guarda de um vinho tranquilo, é melhor que a garrafa fique deitada, já que as rolhas são maciças. Mas, para a guarda de espumantes, a melhor posição é em pé", garante.

Cabral explica que, para que a rolha de cortiça dos espuamntes se mantenha elástica, ela não pode ficar em contato com o líquido por muito tempo. “Se você comprar um Champagne novo hoje e for degustar em até um ano, não há problema em deixar a garrafa deitada. A rolha, mesmo molhada, conseguirá se manter incólume”, atesta. No entanto, ele aponta que, em caso de espumantes safrados, que muitas vezes são guardados por longo tempo antes de serem apreciados, o ideal é mantê-los em pé.

“O contato excessivo da rolha com o espumante faz com que ela perca, com o tempo, alguma capacidade de recuperar sua forma após a extração. Contudo, isso não compromete a capacidade de vedação ou de conservação do espumante. Ou seja, digamos que, esteticamente, a rolha fica mais castigada quando a garrafa permanece na posição horizontal por longos meses”, afirma o especialista.

Alguns estudos, porém, mostram que, em tese, todo vinho pode ser guardado na posição vertical, sem prejuízo. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Da redação

Publicado em 21 de Janeiro de 2015 às 13:34


Notícias Champagne rolha vertical em pé