Especial

A família Salton completa 110 anos de história


 

 Sede da Vinícola Salton em Bento Gonçalves, RS, fundada em 1910

Uma história que inicia na pequena Cison di Valmarino na Itália e chega à então Vila Isabel, hoje Bento Gonçalves!

Antonio Domenico Salton veio para o Brasil em 1878 e junto com seus filhos fundou em 1910 a vinícola que é reconhecida por ser a maior produtora brasileira de espumantes e top 3 entre as produtoras de vinho de nosso país!

 

LEIA MAIS

» Angelo Salton e a vinícola que se torna a maior produtora de espumantes no Brasil

» Família Salton inaugura novo espaço de vinho em São Paulo

 

Nesses 110 anos de vida nem tudo foi alegria para a vinícola. Nos anos 1980 o forte da empresa era a produção e venda de conhaque. O vinho deixava a desejar e para mudar essa realidade foi contratado o enólogo Lucindo Copat, um dos fundadores da Vinícola Aurora. Novos equipamentos foram comprados e a produção foi modernizada. "Quando cheguei na Salton, eles não tinham um só tanque de aço inoxidável. Era a época dos vinhos brancos de estilo alemão, mas, sem os tanques, era impossível fazê-los", lembra Copat.

 

 Selo comemorativo lançado pela vinícola pelos 110 anos de história

Outro marco foi a criação em 1995 do projeto que resultaria em 2002 no Salton Talento e na nova unidade no distrito de Tuiuty, que trouxe tecnologia de ponta para a empresa.

No ano de 2019 a empresa inaugurou a bela Enoteca Salton na capital paulista. Local que mais do que pronto para a compra de vinhos, serve como um ponto para degustar os sabores que a Salton tem.

 

Fotos: Divulgação

Acima, os fundadores: Paulo, Ângelo, João, José, Cezar, Luiz e Antônio. Abaixo: Nini Salton

Para comemorar os 110 anos, a vinícola lançará 110 garrafas do ícone Septimum com a nova safra 2018. O rótulo da comemoração está disponível para compra no e-commerce da Salton

Esse vinho só é feito em grandes anos e conta com sete castas diferentes simbolizando os sete irmãos que iniciaram a vinícola. Para esta safra as escolhidas foram Marselan, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Alicante Bouschet, Arinarnoa e Cabernet Franc. Todas cultivadas na Campanha Gaúcha e que passarão 12 meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês de segundo uso.

A ADEGA teve a honra de degustá-lo e foi uma grata surpresa, recebendo 91 pontos! Para ver a avaliação completa, clique aqui.

 

O vinho Septimum, de comemoração aos 110 anos da Salton será lançado no final deste ano

 

» Para ver os melhores vinhos avaliados da Salton, clique aqui

 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Da redação

Publicado em 26 de Agosto de 2020 às 14:00


Notícias