Especial

A família Salton completa 110 anos de história

por Redação

 Sede da Vinícola Salton em Bento Gonçalves, RS, fundada em 1910

Uma história que inicia na pequena Cison di Valmarino na Itália e chega à então Vila Isabel, hoje Bento Gonçalves!

Antonio Domenico Salton veio para o Brasil em 1878 e junto com seus filhos fundou em 1910 a vinícola que é reconhecida por ser a maior produtora brasileira de espumantes e top 3 entre as produtoras de vinho de nosso país!

LEIA MAIS

» Angelo Salton e a vinícola que se torna a maior produtora de espumantes no Brasil

» Família Salton inaugura novo espaço de vinho em São Paulo

Nesses 110 anos de vida nem tudo foi alegria para a vinícola. Nos anos 1980 o forte da empresa era a produção e venda de conhaque. O vinho deixava a desejar e para mudar essa realidade foi contratado o enólogo Lucindo Copat, um dos fundadores da Vinícola Aurora. Novos equipamentos foram comprados e a produção foi modernizada. "Quando cheguei na Salton, eles não tinham um só tanque de aço inoxidável. Era a época dos vinhos brancos de estilo alemão, mas, sem os tanques, era impossível fazê-los", lembra Copat.

 Selo comemorativo lançado pela vinícola pelos 110 anos de história

Outro marco foi a criação em 1995 do projeto que resultaria em 2002 no Salton Talento e na nova unidade no distrito de Tuiuty, que trouxe tecnologia de ponta para a empresa.

No ano de 2019 a empresa inaugurou a bela Enoteca Salton na capital paulista. Local que mais do que pronto para a compra de vinhos, serve como um ponto para degustar os sabores que a Salton tem.

Fotos: Divulgação

Acima, os fundadores: Paulo, Ângelo, João, José, Cezar, Luiz e Antônio. Abaixo: Nini Salton

Para comemorar os 110 anos, a vinícola lançará 110 garrafas do ícone Septimum com a nova safra 2018. O rótulo da comemoração está disponível para compra no e-commerce da Salton

Esse vinho só é feito em grandes anos e conta com sete castas diferentes simbolizando os sete irmãos que iniciaram a vinícola. Para esta safra as escolhidas foram Marselan, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Alicante Bouschet, Arinarnoa e Cabernet Franc. Todas cultivadas na Campanha Gaúcha e que passarão 12 meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês de segundo uso.

A ADEGA teve a honra de degustá-lo e foi uma grata surpresa, recebendo 91 pontos! Para ver a avaliação completa, clique aqui.

O vinho Septimum, de comemoração aos 110 anos da Salton será lançado no final deste ano

» Para ver os melhores vinhos avaliados da Salton, clique aqui

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas