Oportunidades de venda de vinhos para bares e restaurantes trazem benefícios para o setor HORECA
por Silvia Mascella Rosa
Feira realizada em Madri aponta oportunidades de venda de vinhos para bares e restaurantes
Na Europa a sigla HORECA é o canal de trabalho e distribuição de bares, hotéis, restaurantes e delivery de alimentos e bebidas.
No começo deste mês de março, aconteceu em Madri a Horeca Professional Expo, reunindo quase 35 mil profissionais desses canais, que enfrentaram alguns dos maiores desafios durante a Pandemia de Covid-19. O êxito da feira deste ano, que ocupou 40 mil metros quadrados de exposição com mais de 500 empresas, congressos sobre hospitalidade, tecnologia e encontros de tendências, se deu pela necessidade de retomar os negócios e reavaliar parâmetros.
A Ministra da Industria, Comércio e Turismo da Espanha, Reyses Maroto, presente no encerramento do evento, declarou: "Vivemos um momento chave da história onde a valentia e a resistência do setor merecem a recuperação rápida, pois são muito relevantes para a transformação da economia". Dentro da feira, um novo espaço trouxe importantes considerações para quem vende bebidas, o Horeca Wine & Spirits (Horeca Vinhos e Destilados).
Durante os três dias da feira, vários painéis tiveram como tema o vinho dentro dos negócios de hotelaria e alimentação e foram analisadas as novas tendências e oportunidades para esse setor. Susana Molina, responsável pela comunicação e eventos da Enopassión, organizadora do encontro de vinhos e destilados, fez um resumo das conclusões dos grupos e aqui apresentamos:
"O vinho com êxito e rentabilidade nos negócios de hotelaria, restaurantes e bares - 8 oportunidades de consumo do vinho para os receptivos"
É importante considerar que as tendências apontadas acima pelos donos de bares e restaurantes, distribuidores, jornalistas especializados, sommeliers, analistas e empresários presentes nas discussões do evento, foram compiladas dentro de um país (Espanha) e continente (Europa) que tem uma relação muito mais próxima, fácil e - como não dizer - mais barata, com o vinho.
Mas isso não exclui que alguns desses pontos possam ser aplicados à realidade brasileira, facilitando a venda de vinhos em bares, hotéis e restaurantes brasileiros.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui