ADEGA indica

Grandes vinhos: Stag's Leap Wine Cellars Cask 23 é um dos protagonistas do Julgamento de Paris

O californiano que venceu o concurso em 1976 com sua safra 1972 continua exuberante na safra 2010


O Julgamento de Paris deu origem a um filme em 2008 que conta a incrível história

No dia 24 de maio de 1976, em Paris, ocorreu um pequeno evento que é hoje considerado a degustação mais importante do século 20 e ficou conhecido como O Julgamento de Paris, que virou o célebre filme (Bottle Shock, 2008) anos depois.

O organizador, Steven Spurrier, um britânico apreciador de vinhos de 35 anos, contou com a ideia de uma norte-americana que trabalhava para ele na época de trazer alguns vinhos californianos para competir com os grandes franceses.

Na primavera de 1976, Spurrier foi ao Napa Valley selecionar alguns vinhos Chardonnay e Cabernet Sauvignon para o concurso. Chegando lá, encontrou somente duas dúzias de vinícolas e conseguiu facilmente escolher aqueles vinhos de que gostou.

A surpresa veio quando Spurrier anunciou os resultados da degustação às cegas: a Califórnia saiu vencedora tanto entre os tintos, com o Stag's Leap Wine Cellars 1972, como entre os brancos, com o Château Montelena Chardonnay 1973.

» Conheça todos os rótulos da Califórnia já degustados pela ADEGA

» Quer mais dicas? Conheça nossa seção ADEGA indica

Com uma história tão rica, não era de se esperar menos do Stag's Leap Wine Cellars Cask 23 Cabernet Sauvignon 2010, um vinho exuberante e grandioso em todos aspectos.

Stag's Leap Wine Cellars Cask 23 Cabernet Sauvignon 2010 - AD 93 pontos

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 23 de Maio de 2021 às 10:30


Adega Indica ADEGA indica Indicação Grandes vinhos Stag's Leap Wine Cellars Cask 23 Cabernet Sauvignon 2010 Julgamento de Paris Vinho