Quem mexeu no meu vinho?

Guia rápido de harmonização de queijos e vinhos

Seguindo essas dicas o degustador terá apenas surpresas agradáveis

por Redação

Degustar queijos e vinhos, ótima harmonização e inúmeras possibilidades

Fim de tarde, uma passada pelo mercado, uma olhada na seção de queijos e logo colocamos alguns na cesta. Mais alguns passos e nos deparamos com as estantes de vinhos. O que selecionar? O que pode combinar tanto com o brie quanto com o parmesão? O que ficaria bom ao lado do gorgonzola e do queijo de cabra? Melhor levar um tinto ou um branco? Um espumante talvez?

LEIA MAIS

» Vinho branco meio doce, um curinga na harmonização com queijos

» Com qual queijo harmonizo vinho do Porto?

Confira algumas dicas da ADEGA que farão você sempre acertar na harmonização.

Queijos frescos e frescos curados harmonizam com vinhos brancos leves, frutados e refrescantes, com acidez elevada. Já os queijos moles acompanham bem espumantes, mas podem ir com Riesling, Gewürztraminer e outros brancos (a remissão a cogumelos, usual nos queijos desse grupo, abre espaço para os Pinot Noir frutados e com taninos macios).

No caso dos semimoles, a doçura discreta combina com brancos aromáticos, novamente Riesling, mas também Vermentino, Arneis, Grüner Veltliner e Torrontés. Entre os tintos, os leves e frutados.

São inúmeras as opções de queijos disponíveis, difícil acertar na harmonização com vinho

Os queijos duros com sabores mais fortes e complexos irão harmonizar com tintos encorpados que podem ir de Chianti, Brunello, Barolo e Barbaresco e seguir pela França com os vinhos do Rhône e de Bordeaux. 

Por fim, o sal dos queijos azuis pode abarcar tintos encorpados, mas, o contraste do salgado com o doce será mais interessante e, dessa forma, aqui podemos incluir Portos, Sauternes e outros. 

Na dúvida vem a melhor parte, degustar! Teste diferentes harmonizações e mande para a ADEGA as que mais gostou.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas