Tradição

Igreja mantém exigência de vinho com álcool e pão com trigo na Eucaristia

Sínodo Geral da Igreja na Inglaterra rejeita pedidos por alternativas sem álcool e sem glúten, reafirmando a tradição na celebração do sacramento

Dall-E
Dall-E

por Redação

A Igreja na Inglaterra afirmou que a Eucaristia deve ser celebrada com pão à base de trigo e vinho fermentado, rejeitando pedidos para permitir alternativas sem glúten e sem álcool.

O bispo de Lichfield, Michael Ipgrave, explicou que os elementos consagrados na Santa Comunhão devem seguir a tradição estabelecida. Segundo ele, a comunhão sob uma única espécie, quando necessária, continua sendo válida e plena.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Porém, críticos afirmam que a decisão impacta fiéis com restrições alimentares. No entanto, a Comissão Jurídica do Sínodo Geral esclareceu que, embora parte do álcool possa ser retirada do vinho, ele deve manter algum teor alcoólico para ser aceito. Já o pão deve conter trigo, permitindo-se versões com baixo teor de glúten, mas proibindo substitutos como farinha de arroz ou tapioca.

O direito canônico estabelece que o pão deve ser feito com "a melhor e mais pura farinha de trigo disponível" e o vinho deve ser "suco fermentado da uva, bom e saudável". Apesar das restrições, a Igreja enfatizou que aqueles impossibilitados de consumir os elementos ainda participam espiritualmente do sacramento.

LEIA TAMBÉM: Vinhos com baixo teor de álcool e desalcoolizados são uma tendência?

A decisão foi tomada durante a reunião de cinco dias do Sínodo Geral, em Londres. Antes do encontro, a Rev. Cônega Alice Kemp havia solicitado que a Igreja legalizasse o uso de elementos sem glúten e sem álcool para evitar a exclusão de alguns fiéis.

Com a posição reafirmada, fiéis que não podem consumir álcool ou glúten devem recorrer às alternativas já previstas, como a comunhão sob uma única espécie ou a participação espiritual no sacramento.

palavras chave

Notícias relacionadas