Revista ADEGA
Busca

Mundovino

Lenda do futebol americano faz bom vinho em Napa Valley

A 7Cellars ganhou o número da camisa que o quarterback John Elway usou durante toda carreira


John Elway, a lenda do Denver Broncos

Para os amantes do futebol americano, John Albert Elway Jr. dispensa apresentações.

Se você não é, olha o naipe de quem estamos falando:  Elway é vencedor de dois Super Bowls como quarterback e mais um como dirigente do Denver Broncos. Está no Hall da Fama do Futebol Americano e foi escolhido nove vezes para o jogo das estrelas, três vezes para a seleção da liga. E mais: foi MVP do Super Bowl XXXIII, MVP da temporada 1987, NFL Man of the Year em 1992 e ainda teve seu número sete aposentado pelo Denver Broncos!

A vinícola 7Cellars em Napa Valley na Califórnia

Agora, fora dos gramados, ele faz a sua 7Cellars, na Califórnia, ganhar reconhecimento internacional.

A vinícola nasceu da parceria de Elway com Jeff Sperbeck (amigo e parceiro de negócios) Rob Mondavi Jr., neto de Robert Mondavi, lenda do vinho em Napa Valley.

Diz a história que foi tomando uma garrafa de Château Lafite 1998 que ele e Sperbeck traçaram os planos para montar a vinícola. Os dois já eram proprietários de restaurantes que tinham a carne como prato principal.

John Elway e Robert Mondavi Jr

A ideia de Elway estava bem clara, o vinho tinha que ter a potência para enfrentar um de seus famosos bifes sem perder a elegância de um típico Médoc – região predileta dele em Bordeaux.

A 7Cellars, no coração do Napa Valley, lançou seus primeiros rótulos em 2013 e trabalha principalmente com três castas –  Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.

Agora, no entanto, que a coisa começa a ficar realmente boa: a safra 2018 do Elway’s Reserve Collection está sendo lançada, com a maior expectativa.

O tinto é um 90% Cabernet Sauvignon com pequenos toques de Petite Sirah e Petit Verdot, com 18 meses em carvalho francês.

O branco é um 100% Chardonnay parcialmente fermentado em barricas de carvalho.

O Elway’s Reserve Collection Chardonnay

Além da Elway’s Reserve Collection, a 7Cellars tem ainda a Farm Collection. Uma linha que sempre figura entre as listas de Best Buy ao redor do mundo com uma relação custo e qualidade excelente.

Ao todo, a vinícola produz 25 mil garrafas por ano – quantidade que será duplicada já no próximo ano. “Não escolhemos uma quantidade que precisamos produzir. Enquanto as pessoas comprarem e nós crescermos, continuaremos a fazer mais”, diz Elway em entrevista à The Drink business.

Para quem estiver passeando por lá, a vinícola é aberta para visitações e é possível chegar com o famoso Napa Valley Train. A 7Cellars permite visitas às instalações da empresa e vinhedos, tem uma loja exclusiva para comprar os vinhos com desconto (!), restaurantes de ótima cozinha e ainda um espaço para piqueniques com charcutaria, queijos e vinhos. Todos produzidos na vinícola ou por vizinhos da 7Cellars.

A linha Farm Collection da 7Cellars é reconhecida pela sua ótima relação entre custo e qualidade

Apesar das incríveis instalações – que foram desenhadas pelo famoso arquiteto Howard Backen – e dos vinhos, John Elway coloca seu trabalho com a comunidade como o mais importante feito no lugar.

A vinícola é uma das grandes apoiadoras do Team Rubicon, uma organização que tem como missão ajudar veteranos de guerra dos Estados Unidos a se integrar novamente na comunidade e de alguma forma continuar a servir ao país e ao mundo.

“O Team Rubicon é uma organização incrível fundada em 2010 por um ex-fuzileiro naval e jogador de futebol da Universidade de Wisconsin, Jake Wood. Ele e alguns amigos queriam ajudar no rescaldo do terremoto no Haiti, então eles foram. Hoje, existem 350 mil ex-militares que doam seu tempo durante desastres naturais em todo o mundo.”

» Heitz Cellar: “Robert Parker, você deve ter pego um resfriado”

» Romanée-Conti: por dentro da vinícola que faz o “maior” vinho do mundo

» Petrus: o segredo do vinho lendário que todo Merlot gostaria de ser

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

André De Fraia
Publicado em 05/08/2021, às 19h00


Mais Mundovino