Lafite, Sassicaia e Mouton

Liv-ex anunciou os vinhos mais procurados no primeiro semestre de 2023

O primeiro semestre foi marcado pelo aumento do interesse de vinhos de várias regiões do mundo

Imagem Liv-ex anunciou os vinhos mais procurados no primeiro semestre de 2023

por Redação

Segundo Liv-ex, os Château Lafite Rothschild, Tenuta San Guido Sassicaia e Château Mouton Rothschild são os vinhos mais procurados no primeiro semestre deste ano. 

Além disso, os mercados dos Estados Unidos e da Ásia foram os mais obstinados em suas pesquisas. E, por fim, 2008 é a safra mais antiga a figurar na lista dos vinhos mais procurados.

LEIA TAMBÉM: Proprietários do Château Lafite Rothschild compram Domaine William Fèvre em Chablis

No primeiro semestre de 2023, houve um aumento do interesse em várias regiões do mundo, um contraste com o ano passado, quando Bordeaux e Borgonha dominaram a lista dos vinhos mais procurados. 

No nível da marca (LWIN7), Château Lafite Rothschild, Tenuta San Guido Sassicaia e Château Mouton Rothschild ocuparam os primeiros lugares como os vinhos mais procurados pelos mais de 620 membros da Liv-ex.

Curiosamente, a safra mais antiga dos vinhos mais procurados é 2008. Ao dissecar essas taxas de pesquisa com base nas regiões – EUA, Reino Unido, Ásia e Europa – padrões distintos de interesse e demanda em evolução vieram à tona. Nos EUA, o ponto focal é incrivelmente direto. 

LEIA TAMBÉM: Château Mouton Rothschild revela novo rótulo

Todos os 10 vinhos mais procurados pelos comerciantes são diferentes safras de Promontory, do Napa Valley. A safra de 2018, que tem um preço de mercado de £ 9.410, liderou o ranking. Isso marca uma clara mudança em relação ao ano passado, já que as pesquisas nos EUA no ano passado foram para diferentes safras de Domaine de la Romanée-Conti Romanée-St-Vivant Grand Cru.

O interesse de pesquisa na Ásia, no entanto, continuou centrado nos Premier Crus. No ano passado, o Château Lafite Rothschild conquistou nove dos dez primeiros lugares, enquanto este ano conquistou todos os dez. O primeiro lugar é ocupado pela safra de 2022, que foi lançada en primeur em junho por £ 7.150 por caixa.

Em contraste com as tendências observadas nos EUA e na Ásia, os mercados europeu e do Reino Unido exibiram uma gama mais diversificada de vinhos mais procurados no primeiro semestre de 2023. Na Europa, no ano anterior houve um interesse substancial em Champagne no mesmo período, enquanto este ano, Bordeaux está no centro das atenções. 

LEIA TAMBÉM: Mouton Rothschild escolhe artista francês para ilustrar o rótulo da safra 2011

As safras 2020, 2022 e 2019 do Château Lafite Rothschild, juntamente com as safras 2020 e 2019 do Château Mouton Rothschild, garantiram cinco dos primeiros lugares da Europa. Apesar dessa mudança, Champagne mantém uma forte presença entre os dez primeiros, com os lançamentos de 2008 e 2014 de Louis Roederer, Cristal e Dom Pérignon 2013 representados. 

Curiosamente, a posição de liderança na Europa agora é reivindicada pelo vinho toscano Sassicaia 2020. A safra de 2019 também aparece na lista.

As tendências de pesquisa no Reino Unido são semelhantes, com ênfase em Bordeaux, Super Toscanos e Champagne. Enquanto no ano passado havia quatro vinhos da Borgonha entre os dez primeiros, a lista deste ano não inclui nenhum. 

LEIA TAMBÉM: Flores de cores diferentes podem alterar o sabor do seu vinho?

Vietto Barolo Lazzarito 2019 do Piemonte garantiu um lugar na lista, e os lugares restantes são dominados por Château Lafite Rothschild, Sassicaia e Dom Pérignon. Curiosamente, a lista dos dez primeiros para o Reino Unido não contém nenhum dos lançamentos do en primeur de 2022 – o foco gravita em torno das safras anteriores de Lafite.

Confira a lista em: https://www.liv-ex.com/2023/08/searched-wines-liv-ex-h1-2023/

palavras chave

Notícias relacionadas