Justiça do Espírito Santo condenou casal de controladores da Newred Distribuidora por fraude fiscal

por Redação
O casal de empresários Ricardo Lucio Corteletti e Sandra da Penha Corteletti, controladores a Newred Distribuidora Importação e Expotação, foram condenados por sonegação fiscal dentro da Operação Sanguinello, iniciada em 2014.
A justiça entendeu que a Newred Distribuidora se utilizava de uma empresa de fachada para intermediar a aquisição de mercadorias, assim, se eximindo do pagamento de ICMS incidente nas operações.
O esquema, que tinha como pano de fundo o comércio de bebidas, começava quando a empresa de fachada adquiria os produtos, emitindo uma nota fiscal de venda para a Newred Distribuidora, mas informando que o imposto havia sido recolhido de forma antecipada. Assim, a venda dos produtos era feita sem tributação, ampliando as margens e deixando o passivo tributário na empresa de fachada.
Os empresários se utilizavam de um processo de triangulação de emissão fiscal, enquanto a mercadoria saia direto do fornecedor para a distribuidora. O esquema fiscal foi descoberto em um dos desdobramentos da Operação Sanguinello, realizada em colaboração entre o Ministério Público do Espírito Santo, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e a Receita Estadual do Espírito Santo.
Por ora, a pena é de cinco anos, seis meses e vinte dias de reclusão, assim como o pagamento de uma multa superior aos R$ 12 milhões. Porém, ainda cabe recurso.
Já Ricardo Lucio Corteletti ainda é investigado na Operação Decanter, por crimes tributários e lavagem de dinheiro praticados na gestão da Newred Distribuidora.
+lidas

Premium Tasting destaca degustações às cegas em SP

Tannat Day: 14 de abril é celebrado o dia da uva símbolo do Uruguai

Arqueólogos encontram prensa de vinho do Império Bizantino descoberta por acidente

Vega Sicilia está de mudança para La Rioja, afirma jornal espanhol

Brasil tem primeiros restaurantes com 3 estrelas Michelin