A adega Vall Llach ficou sob meio metro de neve, ainda não se sabe o valor do prejuízo
por André De Fraia
Teto da vinícola Vall Llach colapsou com a neve no Priorat
A Vall Llach, vinícola do Priorat na Espanha foi uma das vítimas da forte nevasca que atinge a Espanha. O telhado não aguentou o mais de meio metro de neve que acumulou e colapsou. Ao menos três safras de vinho foram prejudicadas.
"No momento em que o telhado desabou, tínhamos todas as safras de 2018, 2019 e 2020 armazenadas dentro”, conta o enólogo Albert Costa. "O prédio fica no centro da vila, na praça principal, e se chama 'La Final'. É um edifício histórico construído em 1882 e era uma das maiores adegas privadas de Priorat antes da chegada da praga da filoxera”, completou o produtor.
As autoridades ainda não consideraram a estrutura segura para entrar, portanto ainda não foi avaliada a extensão dos danos, porém a grande maioria dos tanques de aço inoxidável, que armazenavam a safra de 2020, está perdida, além das máquinas de vinificação e engarrafamento. “Felizmente ninguém estava trabalhando na adega e ninguém estava nas ruas ao redor.", diz Costa confirmando que ninguém se machucou no colapso.
A tempestade Filomena seguida da maior onda de frio dos últimos vinte anos levou caos à Espanha nos últimos dias. A neve que caiu somou mais de meio metro de altura e com a temperatura abaixo de zero, chegando a -35° em alguns locais, a neve logo virou gelo e paralisou o país.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
O vinho e sua história
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
Fundada por inglês, a Taylor's faz apenas vinho do Porto e cria o estilo LBV
Central Otago, na Nova Zelândia, a terra do Pinot Noir no hemisfério sul