Levantamento mostra ainda que os números do Brasil cresceram, porém ainda estamos no fim do ranking
por André De Fraia
Um vinho às margens do Rio Douro em Portugal, país tem o maior número de consumo per capta
Segundo os dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a OIV, computados no último mês, os portugueses são os que mais consomem vinho no mundo.
São 69,2 garrafas per capta por ano. Ou 1,33 garrafa por semana para cada português.
No Brasil o consumo cresceu, mas ainda é pequeno, atingindo a marca de 3,4 garrafas por ano por pessoa, penúltimo entre os 22 países pesquisados.
Lembrando que os dados da OIV levam em conta as garrafas vendidas nos países e as populações locais. Não levam em conta o turismo o que, segundo especialistas, pode gerar algumas distorções.
Vinhedos em Portugal
E quando falamos em consumo total de vinho os Estados Unidos nadam de braçada. São 4,4 bilhões de garrafas consumidas no país do Tio Sam. Mais de um bilhão de garrafas a mais do que a França, segunda colocada no ranking.
Portugal, líder no ranking per capta, cai para décimo primeiro e o Brasil sobe um pouco. É o décimo terceiro com 573 milhões de garrafas consumidas.
A pesquisa organizada pela OIV e copilada pelo jornal britânico Money.co traz ainda um número interessante sobre o consumo. Comparações entre os anos de 2000 e 2020 mostram quedas de consumo em 13 dos 22 países pesquisados.
Segundo os especialistas este fato mostra que há uma maior busca por qualidade nos últimos anos e menores quantidades, o que explica a queda nos países com mais tradição como Itália, França e Espanha.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui