Mundovino

Novos números confirmam, portugueses são os que mais consomem vinho no mundo

Levantamento mostra ainda que os números do Brasil cresceram, porém ainda estamos no fim do ranking


Crédito: https://www.cruisecritic.com/articles.cfm?ID=3028

Um vinho às margens do Rio Douro em Portugal, país tem o maior número de consumo per capta

Segundo os dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, a OIV, computados no último mês, os portugueses são os que mais consomem vinho no mundo.

» O que São Martinho e seu burro tem a ver com a poda da videira?

São 69,2 garrafas per capta por ano. Ou 1,33 garrafa por semana para cada português.

No Brasil o consumo cresceu, mas ainda é pequeno, atingindo a marca de 3,4 garrafas por ano por pessoa, penúltimo entre os 22 países pesquisados.

Lembrando que os dados da OIV levam em conta as garrafas vendidas nos países e as populações locais. Não levam em conta o turismo o que, segundo especialistas, pode gerar algumas distorções.

Vinhedos em Portugal

E quando falamos em consumo total de vinho os Estados Unidos nadam de braçada. São 4,4 bilhões de garrafas consumidas no país do Tio Sam. Mais de um bilhão de garrafas a mais do que a França, segunda colocada no ranking.

Portugal, líder no ranking per capta, cai para décimo primeiro e o Brasil sobe um pouco. É o décimo terceiro com 573 milhões de garrafas consumidas.

A pesquisa organizada pela OIV e copilada pelo jornal britânico Money.co traz ainda um número interessante sobre o consumo. Comparações entre os anos de 2000 e 2020 mostram quedas de consumo em 13 dos 22 países pesquisados.

» Vinícola australiana faz recall de todas as garrafas de um dos seus vinhos

Segundo os especialistas este fato mostra que há uma maior busca por qualidade nos últimos anos e menores quantidades, o que explica a queda nos países com mais tradição como Itália, França e Espanha.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

André De Fraia

Publicado em 14 de Setembro de 2021 às 17:00


Mundovino Vinho Consumo Consumo per capta Portugal Brasil Estados Unidos Maior consumidor de vinho do mundo Consumo de vinho no Brasil