Mesmo com o nome difícil, a Gewurztraminer, tem excelentes aromas e grande paladar. Em nossa lista você encontra o melhor vinho para provar.
por Sílvia Mascella
“Guê-vurs-tra-mi-ner”. Pode tentar pronunciar assim, vai facilitar. O nome dessa uva não é fácil mesmo, para nós latinos. Mas que isso não lhe impeça de conhecer e degustar os diferenciados vinhos que ela produz em variados terroirs do mundo que aparecem nesta lista.
Os principais rótulos vêm da Alsácia e da Alemanha, mas no norte da Itália, na Espanha, no Chile e até no Brasil existem rótulos que valem muito provar e harmonizar, uma vez que os grandes vinhos dessa uva são perfeitos para combinações difíceis, como salmão defumado, patê de fígado, queijos de massa mole mais envelhecidos e aves como pato ou ganso.
LEIA TAMBÉM: Escolha o melhor vinho branco alemão
A origem da Gewürztraminer é uma disputa entre alguns territórios. Embora as modernas análises de DNA afirmem que ela é uma mutação aromática da uva Savagnin Rose (ou Roter Traminer) fazendo, portanto, parte da antiga família de uvas Savagnin, o nome ‘traminer’ é de uma uva originária da região italiana do Trentino Alto-Adige, da vila de Tramin, que em italiano se escreve Termeno. Por lá essa uva era cultivada desde o ano 1000.
A tradução do nome difícil de pronunciar dá mais uma dica: Gewürztraminer significa ‘Traminer Especiado, ou Aromático', o que pode indicar que em algum momento na história, a Savagnin (originária do norte da França, especialmente na região do Jura) cruzou fronteiras para a Alemanha, onde o nome Gewürztraminer aparece pela primeira vez, criando uma confusão com a menos aromática uva do norte da Itália (que também é cultivada na Áustria, na Romênia e na Suiça).
LEIA TAMBÉM: Como harmonizar brancos da Gewurztraminer e da Riesling com queijos
Os grandes vinhos da Gewürztraminer são extremamente perfumados. Pétalas de rosas, lichia, lilases, canela, enfim, aromas que não passam despercebidos. No paladar os mais complexos possuem uma qualidade até oleosa sem perder o frescor. Ficou curioso? Veja a lista abaixo dos melhores “Gewurz” degustados por ADEGA e escolha os rótulos para provar.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Curso de vinhos para iniciantes, no RJ
Notas de Rebeldia: Um brinde ao sonho e à superação no mundo do vinho
Chilena Casas del Bosque é atração turística com vinhos do Vale de Casablanca
Uruguai segue exemplo argentino e investe em enoturismo