Para conhecer e comprar, a Malbec em grandes vinhos tintos até R$250
por Sílvia Mascella
A Malbec é uma uva que estava destinada a ser grande, mesmo com uns percalços em sua longa história. Original de Bordeaux, ela fazia parte do corte que deu origem aos grandes clássicos da região, e em alguns deles ocupava papel de destaque. Isso até a praga da filoxera dizimar os vinhedos.
Quando foi replantada, já com um novo porta-enxerto, ela não se desenvolveu tão bem e foi perdendo espaço na região. Seguiu relevante apenas na vizinha Cahors e também no Vale do Loire, locais onde tem outros nomes: Côt ou Auxerrois.
LEIA TAMBÉM: Cahors, a outra terra da Malbec
Foi trazida para a Argentina em meados do século 19. As mudas vieram de Bordeaux com o agrônomo Michel Pouget, que trabalhava para melhorar os vinhedos mendocinos e plantou diversas variedade francesas. Apesar de inicialmente não ser muito produtiva, ela foi aos poucos conquistando espaços, desenvolvendo novos clones naturais em Mendoza e dando condições para a criação de muitos vinhos, que a transformaram num ícone no mundo e um sinônimo de vinho argentino.
Seus taninos podem ser potentes em alguns casos, o que favorece que esses vinhos acompanhem as carnes na parilla, e que - quando vinificados com elegância - produzam vinhos que podem envelhecer muito bem. Na taça é um vinho escuro, cuja cor fala também das frutas negras e vermelhas que podem ser encontradas no aroma.
LEIA TAMBÉM: Como a Malbec francesa virou símbolo na Argentina
Muitos dos Malbec podem chegar a ser suculentos demais para algumas pessoas, com um perfil que parece ser quase adocicado. Se você não curte esse estilo, é só procurar por produtores que cultivem as uvas em maior altitude na Argentina ou em locais mais frios no Chile, assim o perfil dos vinhos ganha um pouco mais de acidez e algum frescor de flores e ervas. Selecionamos aqui os Malbec degustados por ADEGA na faixa de preço até R$ 250,00 que dá uma amostra de vinhos tanto mais suculentos e frutados quanto mais elegantes e sutis. É para encontrar o que mais lhe agrada!