Very Very Old Tawny Port

O (vinho do) Porto da Rainha e a incrível história por trás

A Taylor's lançou um vinho do Porto em homenagem ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

por Silvia Mascella Rosa

O (vinho do) Porto da Rainha

O "Very Very Old Tawny Port" em homenagem à Rainha

Mais longa que os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth no trono britânico é a história dos ingleses com o vinho do Porto.

» Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera

Tanto é que muitas empresas do Douro levam nomes ingleses e são de propriedade de cidadãos originários da Inglaterra e da Escócia, sendo que as primeiras exportações oficiais desse estilo de vinho datam de 1678. Nada mais natural que a vinícola, que é a fornecedora oficial desse vinho para a Casa Real, criasse um produto diferenciado para celebrar a data. A Taylor's comemora, neste ano, seus 330 anos de história na produção de vinho e o "Very Very Old Tawny Port" foi produzido dentro da mesma adega centenária que a Rainha e seu falecido marido visitaram 65 anos atrás.

Para além das datas, ter o selo de garantia da Casa Real Britânica é um atestado que muitos buscam e poucos obtêm e a Taylor's sabe bem disso: "Esse reconhecimento é muito importante para a empresa, que ao longo dos séculos vêm tendo seus vinhos apreciados pela monarquia e utilizados em brindes especiais, como este, para o qual criamos um vinho único", conta Adrian Bridge, diretor geral da empresa.

O Porto Tawny criado para a celebração do Jubileu de Platina é um corte especial de várias safras, escolhidos e degustados individualmente, de vinhos que repousam nas extensas caves em Vila Nova de Gaia, alguns deles chegam a ser do tempo da ascensão da rainha ao trono, uma vez que a Taylor é especialista em Tawnys lentamente envelhecidos em barricas de carvalho. Segundo informações da empresa, o vinho tem aromas de anis, marmelo, notas sutis de caramelo e acidez muito equilibrada.

Eles também informam que as décadas de envelhecimento em madeira concentraram o vinho ao nível quase de uma essência, produzindo aromas complexos de nozes e especiarias. "Estamos muito felizes por celebrar essa ocasião excepcional com um vinho único. É o perfeito cálice para brindar Sua Majestade Rainha Elizabeth II", finaliza Adrian Bridge.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas