Revista ADEGA
Busca

"(...)Desde que seja vinho, não importa qual vinho seja"

Pablo Picasso ganha exposição no Cité du Vin em Bordeaux

A curadoria da exposição quer dar ao visitante a oportunidade de explorar o lugar que ocupa o vinho e as bebidas alcoólicas nas obras de Picasso, através de uma enorme variedade de temáticas e de obras


“Picasso, L'effervescence des formes” está no museu Cité du Vin, em Bordeaux
“Picasso, L'effervescence des formes” está no museu Cité du Vin, em Bordeaux

A frase toda, desse homem genial é: "Eu gosto de todas as pinturas. Eu sempre olho para as pinturas ruins e as boas, nas barbearias, nas lojas de móveis, nos hotéis interioranos. Eu sou como um bebedor que precisa de vinho. Desde que seja vinho, não importa qual vinho seja" - Pablo Picasso

A exposição “Picasso, L'effervescence des formes” (Picasso, a efervescência das formas) abriu na última sexta-feira (15 de abril) no museu Cité du Vin, em Bordeaux, e segue até 28 de agosto, com ingressos a 10 euros.

Continua após a publicidade

A curadoria da exposição quer dar ao visitante a oportunidade de explorar o lugar que ocupa o vinho e as bebidas alcoólicas nas obras de Picasso, através de uma enorme variedade de temáticas e de obras (são mais de 80 entre pinturas, desenhos, cerâmicas etc.).

Prestando homenagem à diversidade de obras e de suportes que Pablo Picasso utilizou, as obras apresentadas vieram de museus importantes como o Museu Nacional de Picasso em Paris e o Museu Picasso de Barcelona, entre tantas outras instituições e até coleções particulares. o trabalho do artista, onde as bebidas alcoólicas estão incluídas, mostra cafés, restaurantes, retratos de pessoas bebendo ou pensativas ao lado de taças, além de pinturas com garrafas, copos e objetos de sua fase cubista.

Pablo Picasso ganha exposição no Cité du Vin em Bordeaux
As obras expostas possuem bebidas alcoólicas, mostra cafés, restaurantes, retratos de pessoas bebendo ou pensativas ao lado de taças

Segundo a curadoria, as obras escolhidas têm evocações marcantes, por vezes dramáticas e impregnadas de catolicismo e de mitologia greco-romana.

Nascido em Málaga, na Espanha em 1881, Pablo Picasso foi grande na arte, nas paixões e na eloquência. Quem descobriu seu talento (e o incentivou) foi o pai que era também um pintor e professor de arte. Ensinou e encaminhou o filho para estudar na Escola de Belas Artes de Barcelona e na Real Academia de San Fernando. Pablo Picasso faleceu na França em 1973, deixando uma enorme obra.

Saiba mais...

Para visitar a exposição em Bordeaux, a direção do Museu Cité du Vin recomenda que os ingressos sejam comprados antes e existe a possibilidade de reservar dia e horário de visita, além de um passeio guiado. Finalizamos com duas frases do gênio:

"O mundo não faz sentido. Então por que eu tenho que pintar coisas que façam?"
"Toda criança é um artista. O problema é como seguir sendo um artista quando a gente cresce"

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 19/04/2022, às 04h10 - Atualizado às 08h00


Mais Mundovino