Pesquisadora da NASA acredita que um dia poderá fazer vinho no espaço

Conheça o estudo de Goia Massa, pesquisadora da agência espacial dos Estados Unidos

por Redação

No ano passado, os chineses enviaram mudas de vinho para o espaço para estudá-las. Será que em breve teremos “vinhos espaciais”? Segundo Gioia Massa, a principal pesquisadora do departamento que cuida da produção vegetal da NASA (agência espacial dos Estados Unidos), conhecido como Veggie, há possibilidade. “Uvas viníferas serão um desafio interessante. Temos tralhado com árvores frutíferas anãs, então se as plantas forem pequenas o suficiente e puderem ser treinadas ao redor da luz, então há uma possibilidade de cultivá-las”, afirmou.

Gioia, contudo, acredita que a chance de produzir vinho no espaço ainda está um pouco distante. “Com os processos atuais de vinificação, não estou muito segura, mas suspeito que um biorreator microbiano poderia ser desenvolvido para possibilitar a fermentação e outros processos na microgravidade”, apontou. “A fermentação é um processo anaeróbico, então o fato de que fluidos e gazes se não misturam no espaço pode não ser um problema... Você talvez precise inocular com certos tipos de micro-organismos, mas creio que seria possível”, ponderou.

Acredita-se, todavia, que o espaço restrito da estação espacial internacional seja suficiente apenas para que se produza uma única garrafa de vinho por ano. Imagina o preço?

palavras chave

Notícias relacionadas