Mundovino - 166

Produtores de Provence fazem vinho juntos

Associação de vinícolas foi nomeada como Rouge Provence

por Redação

O grupo Rouge Provence conta com 30 membros / Foto: Divulgação Rouge Provence

Um grupo de produtores de vinho de Provence está respondendo às mudanças climáticas reunindo recursos para fazer um vinho juntos. A ideia surgiu em julho de 2012, quando Raimond de Villeneuve, do Château de Roquefort, perdeu toda a colheita e notícias da devastação inspiraram os vizinhos a doar parte de suas uvas.

“Não queríamos que ele não tivesse nada para fazer, então lhe demos as melhores uvas que podíamos para substituir cerca de 80% do que perdeu”, disse um dos doadores, Peter Fischer, do Château Revelette.

Leia mais:

+ Vinhos franceses abaixo de R$100

Provence: a fascinante região do vinho francês

Vinho, arte e arquitetura convivem em um local idílico em Provence

Com a proibição de cooperativas e como fazer vinhos de várias propriedades não é comum na França, isso tornou as aprovações regulatórias e a logística de entrega das uvas um desafio na época. De Villeneuve batizou o vinho de Grêle 2012 e o processo conjunto de vinificação tornou-se a base de uma associação chamada Rouge Provence.

“A associação tem dois objetivos: ajudar uns aos outros em face de qualquer evento climático importante e o outro objetivo é proteger nosso terroir. Provence produz principalmente rosé, cerca de 85%. Achamos isso um pouco triste. Achamos que nossos tintos são importantes também”, disse Fischer.

Para financiar as operações da Rouge Provence, que agora tem cerca de 30 membros, é produzida uma safra conjunta todos os anos desde 2013. O vinho, um tinto chamado Plaisir Solidaire (Prazer Solidário), é vinificado no Château de Beaupré e a renda serve para financiar a organização.

Veja também:

+ Provence: a província preferida dos romanos

+ Vinhos de Provence avaliados pela ADEGA

ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%

palavras chave

Notícias relacionadas