Adega de vinho

Qual é a melhor posição para guardar o vinho?

A forma como um vinho é armazenado influencia na qualidade da bebida

por Redação

É notório que deve-se guardar um vinho de modo que o líquido mantenha contato com a rolha e, dessa forma, impeça-a de ressecar. No entanto, ele deve ser guardado deitado ou inclinado? A crítica de vinhos, Jancis Robinson, diz: “Há uma escola de pensamento revolucionária que sugere que pode ser melhor armazenar as garrafas inclinadas, garantindo que tanto o vinho quanto a bolha de ar estejam em contato com a rolha”.

Segundo ela, isso irá manter a rolha úmida, mas permitir que qualquer expansão e contração da bolha, devido à variação de temperatura, resulte no ar, e não no vinho, passando pela cortiça. Quando as garrafas são armazenadas horizontalmente, a distância entre a bolha de ar e a cortiça significa que, quando temperaturas mais altas façam-na se expandir, o vinho pode ser forçado para fora, entre a rolha e o gargalo (os depósitos de açúcar ao redor do pescoço de muitos vinhos doces são citados como evidência para isso).

Em seguida, quando a temperatura cai, a bolha de ar contrai para formar um vácuo e o oxigênio pode ser atraído para dentro da garrafa. Essa quantidade de oxigênio pode chegar a níveis perigosos se as temperaturas oscilarem drasticamente.

Veja também:

+ Confira o guia prático do vinho

Dicas para armazenar seu vinho

O que fazer quando a addega para de funcionar?

palavras chave

Notícias relacionadas