Adega

Dicas para armazenar seu vinho

O lugar ideal para guardar seus vinhos deve obedecer algumas regras

por Redação

A ADEGA separou algumas dicas para você armazenar bem seus vinhos. Confira! 

Ser escuro

Ninguém duvida que a luz pode comprometer a evolução de um vinho. Exposição a raios de ondas curtas e ultravioletas tendem a desestabilizar compostos orgânicos na bebida e iniciar reações químicas que resultarão em algo desagradável. Um dos motivos de as garrafas de vinhos serem âmbar é esse, pois elas bloqueiam até 90% dos raios luminosos. Garrafas verdes e claras, por sua vez, deixam passar 50% e 10%, respectivamente, da luz. E como esse tipo de vasilhame mais claro é muito usado para armazenar espumantes e vinhos brancos – que, por sinal, são os tipos mais susceptíveis a sofrer danos relacionados à luz – fica claro que os vinhos precisam ser guardados em lugares escuros.

Ter umidade

A umidade é um fator importante para não ressecar as rolhas. Com o tempo, se mantidas em ambientes secos, esses vedantes irão ressecar e talvez até rachar. É por isso, por exemplo, que não se aconselha guardar garrafas na geladeira por muito tempo, pois, apesar de ser um local escuro e de temperatura baixa, não há umidade. Rolhas ressecadas perderão a elasticidade e vão permitir mais espaços entre o ar e a bebida, levando à oxidação precoce. Estima-se que a umidade do ambiente deve ser entre 50 e 80% – 70% seria o ideal. Mais do que isso (e, especialmente, em lugares sem ventilação adequada), podem aparecer fungos que, entre outras coisas, irão estragar os rótulos.

Leia mais:

Como escolher sua ADEGA?

+ O que fazer quando a addega para de funcionar?

+ Como mudanças de temperatura podem afetar a evolução dos vinhos

Ser livre de odores

Uma adega precisa ter boa ventilação para não desenvolver fungos e também para evitar maus odores. Com o tempo, compostos aromáticos desagradáveis podem interferir no vinho, portanto, evite tinta fresca ou produtos de limpeza com cheiros fortes.

Temperatura constante

Temperaturas muito altas (acima de 20o C) aceleram as reações químicas de forma preocupante, e temperaturas muito baixas (menos de 5o C) fazem com que elas “hibernem” mais do que o desejado (lembrando ainda que, a -4o C, boa parte dos vinhos congelam, o que não é desejável). Deve-se então mantê-los entre 11o e 15o C, porém, mais importante que isso, sem grandes oscilações. Variações de mais de 2o ou 3o C no ano podem ser prejudiciais. 

Sem vibração

Vibrações constantes agitam as moléculas do vinho e impedem que elas se assentem. Em vinhos antigos, por exemplo, isso impedirá que as borras se assentem. No entanto, acredita-se ainda que a agitação acelere as reações e também interfira nos sabores e aromas.

Veja também:

+ Confira o guia prático do vinho

Qual posição guardar o vinho?

Como guardar um vinho aberto

palavras chave

Notícias relacionadas