Mundo Vino

Saint-Emilion aprova sistema de defesa contra chuva de granizo

Uma rede de lançadores de balões será instalada para prevenir perdas nos vinhedos

por André De Fraia

Saint-Emilion na região de Bordeaux que irá instalar um sistema de segurança contra chuvas de granizo

As vinícolas de Saint-Emilion na região de Bordeaux aprovaram a instalação de um sistema de defesa contra chuvas de granizo. Serão instalados 37 lançadores de balões com um custo total estimado em 1,3 milhão de Euros.

LEIA MAIS

» A embalagem de vinho e a ascensão do comércio eletrônico

» Bordeaux aprova seis novas castas para a região

“O sistema não oferece 100% de garantia, porém deve permitir reduzir significativamente o impacto do granizo”, relata o conselho das vinícolas de Saint-Emilion.

As áreas cobertas pelos lançadores incluirão as denominações St-Emilion, St-Emilion grand cru, Lussac St-Emilion e Puisseguin St-Emilion. As regiões tradicionalmente sofrem com grandes perdas devido ao granizo, em 2020 por exemplo, 800 hectares dos 7.500 totais das quatro denominações foram perdidos em tempestades com granizos.

Como funciona o sistema

O sistema anti-granizo funciona com balões de hélio cheios com 200 gramas de sais higroscópicos. Esta substância ajuda a suprimir a formação de granizo, criando pancadas de chuva. Será instalado na região um radar que enviará para as vinícolas a informação da iminente chuva de granizo e cada produtor lançara manualmente seus balões.

O custo será pago pelas próprias vinícolas e dividido por hectare, ponderando a região se é mais ou menos atingida, assim cada propriedade terá que investir entre 43 e 205 Euros por hectare.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas