Uma rede de lançadores de balões será instalada para prevenir perdas nos vinhedos
por André De Fraia
Saint-Emilion na região de Bordeaux que irá instalar um sistema de segurança contra chuvas de granizo
As vinícolas de Saint-Emilion na região de Bordeaux aprovaram a instalação de um sistema de defesa contra chuvas de granizo. Serão instalados 37 lançadores de balões com um custo total estimado em 1,3 milhão de Euros.
“O sistema não oferece 100% de garantia, porém deve permitir reduzir significativamente o impacto do granizo”, relata o conselho das vinícolas de Saint-Emilion.
As áreas cobertas pelos lançadores incluirão as denominações St-Emilion, St-Emilion grand cru, Lussac St-Emilion e Puisseguin St-Emilion. As regiões tradicionalmente sofrem com grandes perdas devido ao granizo, em 2020 por exemplo, 800 hectares dos 7.500 totais das quatro denominações foram perdidos em tempestades com granizos.
O sistema anti-granizo funciona com balões de hélio cheios com 200 gramas de sais higroscópicos. Esta substância ajuda a suprimir a formação de granizo, criando pancadas de chuva. Será instalado na região um radar que enviará para as vinícolas a informação da iminente chuva de granizo e cada produtor lançara manualmente seus balões.
O custo será pago pelas próprias vinícolas e dividido por hectare, ponderando a região se é mais ou menos atingida, assim cada propriedade terá que investir entre 43 e 205 Euros por hectare.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui
+lidas
Vinícola anuncia festa de Réveillon 2025 em Santa Catarina
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
É verdade que quanto mais baixa a acidez melhor o azeite?
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
Pós-Covid: conheça cinco formas para recuperar seu olfato e paladar enquanto se recupera