Saint Emilion Grand Cru aumenta controle de qualidade dos vinhos

Saint Emilion Grand Cru aumenta controle de qualidade dos vinhos

Vinicultores da AOC Saint Emilion Grand Cru irão aumentar o controle de qualidade de seus vinhos a partir da safra de 2014. Com isso, há planos para que sejam feitos testes logo após o engarrafamento dos vinhos e depois de cinco anos.

"Nós queremos garantir que os consumidores acreditem na diferença de qualidade entre os vinhos da AOC Saint Emilion e Saint Emilion Grand Cru", explicou o presidente do Conselho dos Vinhos de Saint Emilion, François Quenin.

"Sabemos que, talvez, 20% dos vinhos existentes na AOC não estão no nível certo de qualidade, então queremos fazer algo para mudar isso".

Numa votação ocorrida em junho, 60% dos 170 produtores concordaram com a reforma. A partir de 2014, lotes dos vinhos deverão ser submetidas ao grupo de degustadores independentes Quali'Bordeaux e, se algum deles for reprovado, a produção inteira do vinicultor em questão será testada. Alem disso, todos deverão ter uma pequena reserva de todos os vinhos da safra, que será testada depois de cinco anos de engarrafamento, para garantir que estão envelhecendo corretamente.

"Uma das chaves dos vinhos Saint Emilion Grand Cru é sua capacidade de envelhecer bem", finalizou Quenin.

palavras chave

Notícias relacionadas