MundoVino

Suposta fraude no exame leva associação a retirar 23 títulos de Master Sommelier

Sommeliers afetados foram avisados apenas um mês depois de celebrar seus novos títulos

por Redação

Costuma-se ouvir falar sobre vinhos fraudados, mas sobre provas fraudadas para um título importante na indústria do vinho? Pois foi o que parece ter ocorrido na última avaliação para os exames do Master Sommelier (MS), principal título para os sommeliers. Acredita-se que “informações detalhadas” sobre os vinhos que fizeram parte da prova de degustação às cegas do mês de setembro vazaram.

A associação que aplica a prova disse que os resultados da parte de degustação do Exame de Diploma de Sommelier 2018 seriam anulados. Embora afirme que os candidatos podem voltar a fazer o exame, 23 títulos de Master Sommeliers foram retirados, mesmo que temporariamente. Um 24º candidato, que recentemente se tornou MS, Morgan Harris, teve a permissão de manter título porque fez seu exame de degustação no ano passado.

Segundo a associação, há “evidências suficientes” de que o exame de degustação “foi comprometido pela liberação de informações detalhadas sobre os vinhos. No entanto, ninguém foi apontado como responsável por vazar tais informações. “Entendemos que esta decisão é um choque para aqueles que recentemente passaram neste exame, e analisamos cuidadosamente o impacto que nossa decisão tem sobre nossos novos MS e suas carreiras. Estamos empenhados em desenvolver um processo rápido para que todos os candidatos elegíveis possam retomar o exame. Manter a integridade do processo de exame deve ser nossa maior prioridade”, disse Devon Broglie, presidente do conselho.

Os sommeliers afetados foram avisados sobre a violação e sobre a decisão do conselho apenas um mês depois de celebrar seus novos títulos. Até então, a associação havia considerado essa prova a “mais bem-sucedida do Exame de Diploma de Sommelier”. O exame de degustação às cegas é um dos mais difíceis da prova e compreende avaliar seis vinhos em 25 minutos.

palavras chave

Notícias relacionadas