Conta a história que Churchill, um dos mais famosos políticos da história, consumiu quase 42 mil garrafas de Champagne
por André De Fraia
Sir Winston Leonard Spencer-Churchill teria bebido 42 mil garrafas de Champagne!
A afirmação está no livro 1.411 Qi Facts to Knock You Sideways – livro sem tradução para o português que traz fatos interessantes que vieram à tona no famoso programa de TV britânico QI – Quite Interesting.
Churchill nasceu em uma família nobre britânica e ficou famoso por ser um estadista notável e um grande orador. Ele foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial e considerado pela BBC como o maior britânico de todos os tempos.
Figura controversa ele ficou famoso também pelo seu consumo de álcool e humor ácido.
Reza a lenda que o estadista bebia vinho alemão branco pela manhã, um tinto bordalês no almoço e duas garrafas de Champagne para fechar o dia. Isso sem contar os vinhos do Porto e conhaques que figuravam entre as bebidas prediletas de Churchill.
A conta das 42 mil garrafas parte dessa premissa.
Como o político faleceu aos 90 anos e, segundo ele mesmo, bebeu duas garrafas de Champagne entre 1908 e sua morte em 1965 o total são exatas 41.610. Somando a elas os eventuais dias em que ele passava do seu – já elevado – limite e festas, chegamos às 42 mil garrafas!
Não à toa a Pol Roger – uma das mais tradicionais casas de Champagne – nomeou o seu top de linha como “Pol Roger Cuvée Sir Winston Churchill”.
Para finalizar, quatro frases do primeiro-ministro que mostram a paixão dele pela bebida: