Você já pensou quantas pequenas uvas precisam ser colhidas para produzir uma garrafa de vinho?
por André De Fraia
A produção de vinho pode não ser algo tão simples – como pode ser também bastante e até de forma natural – porém um passo importante é, claro, a colheita. Mas quantas uvas são necessárias para produzir uma garrafa de vinho?
A resposta na verdade é depende. Depende do estilo de vinho.
Se a produção for de um vinho seco feito com uvas maduras são necessárias cerca de 700 uvas para uma garrafa de vinho. Mas é ainda preciso considerar a casta, uma vez que há diferentes tamanhos de uvas.
Já quando falamos em vinhos que têm alta concentração de açúcares – como os passitos, botritizados e colheita tardia – a conta pode ser bem maior chegando a 10 mil uvas!
Isso porque a maior parte do vinho é feito de água e no processo de produção desses vinhos a uva perde grande parte do líquido. Então, é preciso um número maior de uvas para a produção de uma garrafa.
Isso explica em parte também o valor mais alto de alguns vinhos desses estilos.
E claro, que aqui estamos considerando uma garrafa padrão, de 750 ml. Mas a conta é bem diferente para outras garrafas como as menores como a Piccolo que tem apenas 187,5 ml ou para uma Melquisedeque e deus impressionantes 30 litros!
E isso também vale para o vinho moderno, uma vez que nos seus mais de 9 mil anos de história o vinho era uma bebida mista, fermentada com uva, mas também arroz e hidromel, além de uma mescla de ingredientes como resinas de árvores, figo, mel, ervas, cevada, trigo, romãs, avelãs, alecrim e tomilho. E acredite se quiser, tudo isso era usado não apenas por uma questão de gosto ou para “mascarar” a qualidade ruim da bebida, mas por fins medicinais, porque o álcool extrai melhor certos componentes botânicos do que a água.