Escola do vinho

Técnica ou inspiração? Como são criados os blends?

Nascido junto com a vitivinicultura, o método de misturar diferentes vinhos é usado no mundo todo

por Redação

Técnica ou inspiração? Como são criados os blends?

Em um primeiro momento, você pode até achar que os grandes enólogos pegam esses diferentes vinhos e graças à experiência, criam uma mistura baseados apenas no conhecimento adquirido. Sim, há muita inspiração para se criar um blend, mas também muita técnica, ou melhor, tecnologia. Cada variedade costuma adicionar alguma característica própria à mistura, portanto, se o enólogo busca um pouco mais de acidez, vai privilegiar a variedade mais ácida. Mas, além disso, diversos microajustes técnicos podem ser feitos na hora do blend para que o vinho fique da forma como o produtor imagina. 

Dependendo da experiência e do tipo de vinho que o enólogo imagina, provam-se diversos blends até a escolha do “definitivo”. Um vinho como o Château Margaux, por exemplo, atualmente é “montado” com quase 100 parcelas diferentes. “Temos 100 vinhos diferentes. Em fevereiro, passamos dois meses, com uma ou duas sessões por semana, com 100 taças diante de nós. É como no futebol, em que nem sempre os melhores jogadores formam o melhor time. Você precisa saber qual jogador pode jogar junto com o outro”, comentou Aurélien Valance, gerente geral do château. 

Mas há quem ainda trabalhe com muito mais variáveis. Alguns produtores de Champagne, por exemplo, dizem que seus vinhos podem ser blends de mais de 200 “peças”. Antes de sair da Veuve Clicquot para ir para a Laurent Perrier, o chefe de cave Dominque Demarville citou em entrevista: “Hoje, em minhas mãos, tenho 17 diferentes safras de vinho de reserva. São cerca de 500 tanques distintos só para eles”. Lembrando somente que essa quantidade “exagerada” de possibilidades não quer dizer que esses produtores cultivam tantas uvas. Em um mesmo vinhedo, pode-se ter, além de diversas uvas, diversas fases de colheita, por exemplo. Além disso, há outros fatores que podem aumentar exponencialmente a quantidade de vinhos que podem ser mesclados.

» Por que misturar? Entenda como nasceram os blends

» Blend, corte ou mistura. Saiba tudo sobre esta técnica

Arte? Ciência? Talvez uma mescla das duas coisas seja a explicação mais razoável para a criação de um grande blend de uvas. No mundo, há diversos blends clássicos, regiões que consagraram misturas que foram imitadas em outras partes do planeta. ADEGA então listou algumas que você deveria conhecer.

palavras chave

Notícias relacionadas