Oito países com seleções de futebol ligadas ao vinho disputarão a VinoEuro 2024
por Sílvia Mascella
Começa na semana que vem em Portugal a VinoEuro 2024, uma competição de futebol da UENFW (União Européia de Times de Futebol de Vinhateiros) com oito seleções: Portugal, Eslovênia, Hungria, Áustria, Alemanha, Itália, Suiça e República Tcheca.
Os jogos acontecerão entre os dias 22 e 25 de maio na região da Bairrada, nas cidades de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro e além das partidas o evento inclui atividades culturais e educativas, muitas delas ligadas ao vinho. Cada time leva vinhos de seu país de origem e se transforma num embaixador de sua região e vinícola.
LEIA TAMBÉM: Novos vinhos italianos do astro Lionel Messi
A UENFW é uma organização que combina as paixões do futebol e do vinho com os objetivos de promover o enoturismo, a solidariedade e o sentido de comunidade entre os vitivinicultores europeus, encorajar a manutenção da saúde através do esporte e facilitar as trocas culturais e também de novas idéias e tecnologias, principalmente as de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.
A Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal, país que recebe o evento nesta edição, informou que no dia 24, no Quartel das Artes em Oliveira do Bairro, vão ocorrer duas conferências, uma delas com o tema “O Esporte, o Vinho e o Futuro”, e que o evento contará com visitas turísticas e culturais na região da Bairrada, com passeios, degustações e refeições nas vinícolas.
LEIA TAMBÉM: Manchester United e Casillero del Diablo lançam vinho em parceria
Entre os jogadores estão homens ligados ao mundo do vinho em variadas frentes. No time de Portugal, por exemplo, Pedro Almeida Lopes, gerente de área do Esporão e Luis Assunção, adegueiro da Porto Gran Cruz e no time da Itália está, entre outros, Tommaso Grandoli, enólogo e proprietário da Tenuta di Bulera, além de alguns ex-jogadores profissionais, como Alexandre da Silva, que jogou no Borussia da Alemanha.
A edição de 2024 do VinoEuro conta também com a recepção de mais uma seleção, a da Romênia, que irá integrar a competição a partir dos jogos de 2026. A festa de encerramento será uma ‘sunset party,’ regada a vinhos de todos os países participantes para os atletas e seus familiares, no dia 25 de maio.
+lidas
1000 Stories, história e vinho se unem na Califórnia
O garagista de Bordeaux que se tornou um dos vinhos mais valiosos do mundo
Vieiras, porco assado e frango ao curry: confira harmonizações com vinhos brancos
María Luz Marín: a primeira enóloga do Chile
Empresa cria garrafa de vinho para o mundo dos negócios