Revista ADEGA
Busca

Tábua de frios com vinho

10 vinhos para harmonizar com tábua de frios

O mais importante quando harmonizamos tábua de frios e vinhos e administrar bem a quantidade de gordura que invade a boca


Tábua de frios e vinho é um clássico
Tábua de frios e vinho é um clássico

Por mais que um quase nunca seja consumido sem o outro, a harmonização de vinhos com tábuas de frios não é tão simples. Principalmente devido às inúmeras opções de embutidos, curados e defumados, terrines e... picles!

Sim, há uma tábua de frios diferente em cada casa!

Porém, há uma característica comum nesses alimentos (exceto as conservas): a gordura.

Assim, a ideia é fazer uma harmonização por contraste e rebater a untuosidade e oleosidade com uma boa quantidade de acidez.

Barbadillo Manzanilla Sanlúcar de Barrameda

Barbadillo Manzanilla Sanlúcar de Barrameda - AD 90 pontos - Barbadillo, Jerez, Espanha

Uma boa porta de entrada para o fabuloso mundo dos Jerez, esse fortificado seco é elaborado exclusivamente a partir de uvas Palomino Fino, cultivadas em Sanlúcar de Barrameda. Tenso, fresco e complexo, esbanja notas de frutos secos e salinas envoltas por acidez vibrante e textura cremosa. Ideal para o aperitivo, de preferência na companhia de azeitonas e de presunto cru.

Casas del Bosque Riesling 2019

Casas del Bosque Riesling 2019 - AD 91 pontos - Casas del Bosque, Casablanca, Chile

Elétrico e cheio de frutas brancas e cítricas envoltas por notas florais e de ervas, é um vinho que chama atenção pela acidez vibrante e pela textura tensa e cremosa.

Garzón Reserva Sauvignon Blanc 2020

Garzón Reserva Sauvignon Blanc 2020 - AD 92 pontos - Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

Assinado por Germán Bruzzone, enólogo chefe da Bodega Garzón, este Sauvignon Blanc capta o caráter e mineralidade do terroir de Maldonado. Tem final persistente, com toques salinos e cítricos, que convidam a uma segunda taça.

Grégoire Hoppenot Fleurie Origines 2018

Grégoire Hoppenot Fleurie Origines 2018 - AD 92 pontos - Domaine Grégoire Hoppenot, Beaujolais, França

O vinho mais clássico para acompnhar tábuas de frios e embutidos sem dúvida é um Beaujolais. Esta é a primeira safra deste Fleurie assinado por Gregoire Hoppenot, renomado produtor e depto da mínima intervenção tanto no vinhedo quanto na vinícola, esse vinho é um 100% Gamay, com uvas advindas dos vinhedos Les Roches e Les Garants, no cru de Fleurie, sem passagem por madeira, mas com estágio de 7 meses em tanques de aço inox. Fluido e muito gostoso de beber, chama atenção pelo equilíbrio do conjunto, pelos taninos de ótima textura, pela refrescante acidez e final suculento.

Marchesi Incisa Della Rocchetta Dolcetto D'Alba 2019

Marchesi Incisa Della Rocchetta Dolcetto D'Alba 2019 - AD 92 pontos - Marchesi Incisa della Rocchetta, Piemonte, Itália

Este 100% Dolcetto estagia tanto em aço inox quanto em grande tonéis de carvalho. Fluido e muito gostoso de beber, aparenta ser menos complexo do que realmente é. Atenção com ele.

Mariana Branco 2020

Mariana Branco 2020 - AD 91 pontos - Herdade do Rocim, Alentejo, Portugal

Mais uma ótima safra desse branco composto de Antão Vaz, Arinto e Alvarinho, sem passagem por madeira. Franco nos aromas e nos sabores, tem ótima acidez e textura firme e cremosa.

Miraval Rosé 2020

Miraval Rosé 2020 - AD 92 pontos - Miraval, Provence, França

Deixando as polêmicas - um pouco de lado - o Miraval é conhecido pela boa música, um astro apaixonado pelos vinhos e a expertise da Família Perrin em fazer vinhos. Sim, a vinícola de Brad Pitt produz esse rosé a partir de Cinsault, Grenache, Syrah e Rolle (também conhecida como Vermentino). Vivaz e cheio de frescor, apresenta notas de frutas vermelhas, florais, de ervas e de especiarias, tudo em meio a um corpo médio, com acidez refrescante, textura cremosa e final elegante.

Nadaría Nero D Avola DOC 2018

Nadaría Nero D Avola DOC 2018 - AD 89 pontos - Nadaría Nero d'Avola 2018

Elaborado exclusivamente a partir de Nero d'Avola, sem passagem por madeira. Em nariz, é limpo e fragrante, com frutas negras maduras, especiarias e notas balsâmicas. Tem acidez aguda, taninos de boa textura e final médio e saboroso, com notas de ameixas e de menta.

Tosti Prosecco Extra Dry

Tosti Prosecco Extra Dry - AD 88 pontos - Tosti, Vêneto, Itália

 Elaborado com a melhor seleção da casta Glera, cultivada em grandes terroirs, exibe um perfil de fruta madura (lembrando maçãs e peras) apresenta boa tipicidade e ótimo equilíbrio. Gostoso de beber e refrescante, tem acidez afiada, textura cremosa e final médio e cativante. 

Viña Zorzal Garnacha 2017

Viña Zorzal Garnacha 2017 - AD 92 pontos - Viña Zorzal Wines, Navarra, Espanha

Um Garnacha elaborado com leveduras indígenas e uma fiel representação do perfil dos vinhos de Navarra.

Redação
Publicado em 11/06/2022, às 14h00


Mais Harmonizações