Drops

Avaliação Nacional de Vinhos confirma potencial da safra 2018

Expectativas positvas na qualidade da safra 2018 foram confirmadas em evento promovido pela Associação Brasileira de Enologia


Meses atrás ADEGA conversou com diversos enólogos brasileiros para produzir um artigo sobre como havia sido a safra 2018. O entusiasmo era notório com a qualidade. Os adjetivos fartos. Agora, com os vinhos já em processo de produção, essa qualidade pôde ser comprovada durante a Avaliação Nacional de Vinhos, realizada anualmente pela Associação Brasileira de Enologia e que chegou a sua 26ª edição.

Para selecionar as 16 amostras consideradas as mais representativas da safra, 120 enólogos degustaram às cegas 344 amostras inscritas por 49 vinícolas. Elas foram degustadas no dia do evento por um público de cerca de mil apreciadores. Como sempre, a organização e dedicação ABE marcou uma das mais apoteóticas degustações do mundo. Fica ainda melhor quando temos a sorte de sermos chamados de última hora para substituir uma comentarista que faltou por causa das eleições (sim, as eleições geram coisas boas...) e podemos assistir à entrada coreografada daqueles 120 jovens estudantes de enologia a servir ao mesmo tempo todos os degustadores.

Além da memória dos vinhos provados, todos os presentes se lembrarão de ter participado da cerimônia que homenageou a safra 2018, que rivalizará com a 2005 pelo posto de melhor safra do Brasil na região sul. Uma safra como esta é daquelas exceções que confirma a regra, e, apesar de nossa defesa dos espumantes e do Merlot como o foco para a Serra Gaúcha, deliciamo-nos com o Cabernet Franc e com o Cabernet Sauvignon.

“Esta Avaliação é muito especial. Estamos falando de uma safra histórica, uma safra que está entre as melhores da história do Brasil. O tempo colaborou, a tecnologia nas vinícolas ajudou e a maturidade de nossos enólogos transformou a uva em vinho de altíssima qualidade. O reconhecimento foi unânime e hoje estamos compartilhando com vocês na representação de 16 amostras”, brindou o presidente ABE, Edegar Scortegagna.

Christian Burgos

Publicado em 24 de Janeiro de 2019 às 15:00


Notícias Associação Brasileira de Enologia Avaliação Nacional do Vinho Melhor vinho safra 2018

Artigo publicado nesta revista

CROFT 430 ANOS

Revista ADEGA 156 · Outubro/2018 · CROFT 430 ANOS

VERTICAL COM SAFRAS HISTÓRICAS