Teste

Avaliamos a taça Sparkle Italesse idealizada para potencializar a degustação de espumantes

Até chegar ao resultado ideal, a empresa fez 40 protótipos do produto


Seguramente, as taças de espumantes foram as que sofreram mais alterações em sua história. Saindo do formato que teria sido moldado nos seios de Maria Antonieta até chegar às flutes, e ago­ra passando por outra transformação importante que são as tulipas ou mesmo outras taças mais largas.  

Há alguns anos, deixamos de degustar espuman­tes em taças flute na revista. O usual agora é degus­tarmos Champagne e outros espumantes utilizando taça estilo Bordeaux. Certamente, causamos algum estranhamento nos convidados, mas explico que o espumante é um vinho e, com isso, ressaltamos as características de vinho do líquido, embora perden­do um de seus aspectos únicos, as borbulhas.  

Em minha opinião, o trade-off é positivo, pois, a cada dia que passa, me importo mais com as características do vinho em boca e relativamente menos com os aspectos visuais. Acreditamos que o maravilhoso nas borbulhas acontece justamente em boca, com a maciez e volume das borbulhas em sua forma tátil.  

[Colocar Alt]

Recentemente, recebemos a taça Sparkle Itales­se, desenvolvida especialmente para espumantes. Com design de uma taça moderna para tintos ou brancos, com boca um pouco mais fechada, apre­senta sete pontos de perlage gravados no fundo. Segundo a empresa, fizeram 40 protótipos antes de chegar ao ideal.  

Testamos a taça, servindo-a juntamente com uma flute. Nossa expectativa era que a Sparkle seria a “taça média”, ganhando da flute e perden­do para a Bordeaux em expressão de vinho, e ga­nhando da Bordeaux e perdendo para a flute em perlage. Para nossa surpresa, a taça se mostra uma rainha no perlage ao mesmo tempo que expressa muito bem aromas, volume e textura do vinho. Os pontos de perlage gravados no fundo da taça se tornam realmente pequenas fontes de borbu­lhas que duram muito tempo. Aliás, no final, as borbulhas mantiveram-se exuberantes por mais tempo que a flute.  

Aprovado!

Christian Burgos

Publicado em 19 de Outubro de 2018 às 15:00


Notícias Sparkle Italesse Taça para espumantes Espumantes Tipos de taça

Artigo publicado nesta revista

Vertical de Romanée-Saint-Vivant

Revista ADEGA 154 · Agosto/2018 · Vertical de Romanée-Saint-Vivant

E as visões de Aubert de Villaine