Escassez de vidro levou a Cárdenas a lançar uma garrafa em formato de ânfora produzida em cerâmica
por Redação
A escassez global das garrafas de vidro levou a Cárdenas a buscar uma solução para embalar seus vinhos, lançando a Amphora Wine, uma série de embalagens no formato de ânfora.
As garrafas são produzidas em cerâmica, que oferecem maior disponibilidade industrial e ainda agregam valores como boa proteção ao conteúdo, menor impacto ambiental de longo prazo e menores custos.
A garrafa de cerâmica proporciona um ambiente escuro absoluto, ideal para a preservação do vinho, bom isolamento térmico e micro-oxigenação, pois a parede interna é porosa, liberando assim pequenas partículas de ar que são benéficas para o vinho
Antes de optar pela cerâmica a Cárdenas avaliou a produção de garrafas com diversos materiais, como inox, alumínio e plástico, mas todos demandavam alto investimento.
“Uma das premissas do projeto era fazer uma garrafa tão bonita, que as pessoas não tivessem coragem de jogá-la fora e pudessem reutilizá-la para outros fins”, explicou Renato Cárdenas, responsável pela idealização do projeto.
Diversas vinícolas ao redor do mundo estão buscando alternativas a escassez de vidro, que embora tenha um impacto menor este ano, segue sendo um fator importante na alta de custos e redução da oferta.
“Foi então que me deparei com a cerâmica, que me remeteu aos primeiros recipientes de vinhos, algo mais natural e orgânico”, disse Cárdenas.
Em nota, a empresa explica que o formato oval, com curvas orgânicas e sem cantos, foi pensando para representar o renascimento, a renovação, a prosperidade e a família.
Assim, após dois anos de desenvolvimento, foi lançado o Cárdenas Amphora Wine Merlot 2016, na garrafa de ânfora branca, e o Cárdenas Amphora Wine Tannat 2017, na versão ânfora preta. No primeiro lote de lançamento serão apenas 2.800 ânforas.