Mundo Vino

Champagne Ruinart cria caixa ecológica inspirada em cavernas de giz

por Redação

A casa Ruinart lançou uma alternativa ecológica às caixas especiais de Champagne, uma espécie de “segunda pele” 100% reciclável para seus Champagnes Rosé e Blanc de Blancs. A novidade parte de uma iniciativa de sustentabilidade da Ruinart, que inclui a introdução de painéis solares e iluminação LED, uma política de frete aéreo zero carbono e um registro de reciclagem de resíduos de 98,7%.

A nova embalagem, que levou dois anos para ser desenvolvida, é feita de fibras de madeira naturais provenientes de florestas europeias gerenciadas de forma sustentável. Ela é nove vezes mais leve que a embalagem anterior e reduz a pegada de carbono da embalagem substituída em 60%. A aparência é inspirada nas cavernas de giz (crayères) que Ruinart e outras casas de Champagne possuem, e também na maneira como um guardanapo branco é enrolado em uma garrafa de Champagne quando servido em muitos restaurantes. Adaptado à refrigeração, o estojo também aguenta várias horas em um balde de gelo sem deteriorar e ajuda a proteger as garrafas transparentes contra a luz.

LEIA MAIS

» Champagne com rabanete? Produtores franceses garantem que a combinação é perfeita

» Estudos revelam que as garrafas de vinho não precisam ser guardadas na horizontal

“No passado, o luxo estava associado a muitas embalagens, mas achamos que os consumidores estão prontos para adotar uma abordagem mais minimalista”, disse o chef de cave de Ruinart, Frédéric Panaïotis.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas