Château d’Yquem aprimora tipo de cultivo de uvas e faz o Sauterne mais celebrado do mundo

por Redação

Josephine de Sauvage d’Yquem foi quem começou a criar a fama do vinho do Château. Apesar de presa duas vezes por ser contra a Revolução Francesa, ela aprimorou o método de colheita em ondas das uvas botritizadas e construiu a primeira adega na propriedade

Yquem está localizada em Sauternes, ao sul de Bordeaux, na França. Durante muitos anos a propriedade foi dominada pelos ingleses. O rei Henrique II era casado com a duquesa de Aquitânia (região onde fica Bordeaux). Somente no século 15, após a Guerra dos 100 anos, o local voltou ao domínio francês e uma família de nobres, liderada por Jacques Sauvage Yquem, assumiu o comando e construiu o Château.

Porém, foi em 1711, com Luiz XIV, o “Rei Sol”, que a família se apropriou realmente das terras. No fim do século 18, Josephine de Sauvage d’Yquem se casou com o conde Louis Amédée de Lur Saluces, herdeiro de uma família de nobres guerreiros que serviu aos reis da França durante anos.

Louis, afilhado de Luiz 15, acabou morrendo em 1788, apenas três anos após seu casamento (em um acidente em treinamento militar) e a viúva, Josephine, foi quem começou a criar a fama do vinho do Château.

Apesar de presa duas vezes por ser contra a Revolução Francesa, Josephine aprimorou o método de colheita em ondas das uvas botritizadas e construiu a primeira adega no Château. O neto dela, Romain- Bertrand continuou o legado e, em 1855, alcançou a classificação de Premier Grand Cru Supérieur, o único branco nessa categoria – a mais alta. Depois desse período de bonança, veio a filoxera e as Guerras Mundiais. A praga que devastou os vinhedos em quase todo o planeta, não poupou Yquem. E, durante a I Guerra, o castelo foi transformado em hospital militar.

Depois disso, o marquês Bertrand de Lur Saluces assumiu o Château e foi determinante para a instauração dos padrões da DOC de Sauternes – sendo contra o processo de chaptalização dos vinhos (acréscimo de açúcar ao mosto).

LEIA MAIS:

» Há algo de podre no reino de Sauternes

» Ouro líquido: Sauternes são elaborados com uvas atacadas por um fungo que enobrece o sabor de seu fermentado

 O Château D’Yquem, em Sauternes, ao sul de Bordeaux, promove visitas muito especiais ao seu interior que une a tradição histórica com toques contemporâneos

O marquês Bertrand de Lur Saluces assumiu o Château D’Yquem depois da Primeira Grande Guerra. Ele foi determinante para a instauração dos padrões da DOC de Sauternes – sendo contra o processo de chaptalização dos vinhos (acréscimo de açúcar ao mosto)

» Para ver os melhores vinhos avaliados do Château D’Yquem, clique aqui

palavras chave

Notícias relacionadas