Mundovino

Chianti Geografico é comprada pelo grupo Piccini

Uma das cooperativas mais antigas da Toscana foi vendida por mais de 7 milhões de euros

por Redação

Divulgação: Chianti Geografico

A Chianti Geografico, uma das cooperativas mais antigas da Toscana, foi comprada pelo grupo Piccini, por um valor de 7,2 milhões de euros. Dessa forma, a empresa foi salva da falência. Piccini afirmou ainda que quer investir mais 2 milhões de euros para renovar as instalações e melhorar a qualidade do vinho nos próximos anos.

Leia também:

Toscana: um roteiro enogastronômico

Vinhos de Chianti avaliados pela ADEGA

Carmignano: a Cinderela da região de Chianti

Chianti Geografico foi fundada em 1961 por um grupo de 17 produtores de vinho que acreditavam que o nome Chianti estava sendo usado de forma muito ampla em toda a Toscana. Recentemente, a cooperativa vinha passando por problemas financeiros.

“Ao criar uma relação de longo prazo com os produtores e garantir pagamentos mais rápidos, podemos garantir que as novas gerações continuarão a trabalhar nas vinhas em vez de abandoná-las ou vendê-las”, disse Giacomo Panicacci, embaixador da marca Tenute Piccini.

O acordo é parte de uma estratégia da Piccini para investir em propriedades, como já ocorreu com a compra de 13 hectares em Torre Mora, Etna, na Sicília, em 2013. Piccini pretende manter Chianti Geografico como um grupo independente, mas sob sua supervisão. “Os vinhos produzidos serão feitos apenas com uvas provenientes diretamente dos produtores locais que participam do projeto”, disse Panicacci. Alessandro Barabesi, ex-enólogo da Frescobaldi, será responsável pelas operações vitivinícolas. Chianti Geografico tem duas vinícolas, uma em Gaiole in Chianti e outra em San Gimignano.

palavras chave

Notícias relacionadas