Em 22 de outubro, juntamente com o "Dia do Enólogo(a)", comemora-se o "Dia do Espumante Brasileiro", confira 10 dicas para conhecer melhor os produtos nacionais
por Redação
Em 22 de outubro, juntamente com o "Dia do Enólogo(a)", comemora-se o "Dia do Espumante Brasileiro". E para comemorar a data, ADEGA preparou uma lista com 10 espumantes nacionais que trazem toda a qualidade do produto brasileiro, confira a lista abaixo:
Elaborado pelo método tradicional exclusivamente a partir de Pinot Noir, sem a degola, ou seja, comercializado com as leveduras, é um espumante cremoso, equilibrado e gostoso de beber.
Tem acidez refrescante e textura firme e cremosa, que envolve sua fruta branca e de caroço. Seu final cativante, com toques florais, cítricos, de pêsssegos e de fermento, convidam a uma segunda taça.
Elaborado pelo método Asti a partir de uvas Moscato é um espumante cheio de vivacidade e muito boa tipicidade.
Mostra notas de frutas brancas de perfil mais fresco, florais e de ervas, tudo equilibrado por acidez vibrante e gostosa textura. O final é fresco e cativante, com toques de maçãs e cítricos. Mais uma excelente edição desse vinho, sempre entre os melhores Espumantes Moscatel do Brasil.
Lançada no segundo semestre de 2018, a Domenico, primeira marca-conceito da Salton, apresenta rótulos que buscam inovar e marcar a atual geração da família que está a frente da vinícola.
O primeiro rótulo da marca Domenico foi o Giornata, um espumante elaborado a partir de uvas Glera, cultivadas na Serra Gaúcha. Mantido por 5 meses em contato com as leveduras, exibe aroma bem fresco e frutado e gostosa textura. Versátil, pode contrastar muito bem pratos quentes intensos ou ser servido com entradas delicadas com peixes e ovas.
Espumante branco brut elaborado pelo método tradicional a partir de uvas Chardonnay, Viognier, Riesling Itálico RSNV1 e Trebbiano, com 30% do blend do vinho base fermentado em barricas usadas e mantido por, pelo menos, 40 meses em contato com as leveduras antes da degola.
Mais uma excelente edição desse espumante.
Fluido, cremoso e muito gostoso de beber, mostra frutas cítricas e brancas de perfil mais fresco em harmonia com notas especiadas, terrosas e de frutos secos, tudo sustentado por acidez vibrante e textura cremosa. Tem final cheio e persistente, com toques tostados, de fermento e de limão siciliano
Este espumante rosé nature é elaborado pelo método tradicional a partir de Chardonnay e Pinot Noir, sendo que o vinho base (somente Chardonnay) estagia 10 meses em barricas carvalho francês e, na sequência, ainda é mantido, pelo menos, 12 meses em contato com as leveduras antes da degola.
Tenso e vibrante, mostra frutas brancas acompanhadas de notas florais, de ervas frescas e de frutos secos, que se confirmam no palato. Chama atenção pelo estilo austero, pela ótima acidez e pela textura firme e cremosa que convidam a uma segunda taça.
Elaborado pelo método tradicional, esse 100% Chardonnay é mantido, pelo menos, 12 meses em contato com as leveduras e é comercializado sem o dégorgement.
Mostra frutas brancas seguidas de notas florais, de fermento, de ervas e de especiarias doces. em ótimo volume de boca e final persistente e agradável, com toques cítricos, de pêras e de pão tostado.
ADEGA vem provando esse vinho seguidamente, desde abril de 2020, e ele tem se apresentado em constante evolução.
Cada vez mais equilibrado, mais cremoso, mais complexo, mas sempre com sua acidez pulsante, sua textura firme e sua fruta nítida e fresca ditando as regras. Está em excelente forma até esse momento. Mas, pelo andar da carruagem, tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos anos.
O Otto Sur Lie Nature é elaborado pelo método tradicional exclusivamente a partir de uvas Chardonnay. Sem a degola (ou seja, comercializado com as borras), está em contato com as leveduras desde Abril de 2016.
Seguramente, entre as melhores edição desse espumante, o Pizzato Nature 2019 é elaborado pelo método tradicional e composto a partir de 90% Chardonnay e 10% Pinot Noir e é mantido cerca de 30 meses em contato com as leveduras.
Cremoso e refinado, mostra frutas brancas e de caroço acompanhadas de notas florais, tostadas, de ervas, de especiarias doces e de padaria, tudo sustentado por acidez vibrante e textura firme e cremosa.
Este é um espumante rosé brut elaborado pelo método tradicional a partir de Pinot Noir e mantido por, pelo menos, 12 meses em contato com as leveduras.
A linha, é uma homenagem à matriarca da família (Lucia Canei Salton) e nessa segunda edição, além da Serra Gaúcha, utiliza também uvas da Campanha Gaúcha em sua composição.
Harmonioso e refinado, apresenta frutas vermelhas, acompanhadas de notas florais e de padaria, que se confirmam no palato. Tem bolhas finas e persistentes, acidez vibrante, textura cremosa e final longo, com toques de cerejas e tostados.