Mundovino

Dia do vinho do Porto. Região comemora 265 anos

Foi no dia 10 de setembro de 1756 que nasceu a região demarcada do Douro

por André De Fraia

Barcas descendo o Rio Douro carregadas de barricas com Vinho do Porto

Diz a lenda que, após se desentenderem comercialmente com os franceses e tendo passado a ancorar na cidade do Porto, navegadores ingleses começaram a comprar vinhos locais, que, na época, eram secos.

Entretanto, por conta da duração da viagem de volta ao seu país, esses vinhos frequentemente oxidavam, fazendo com que fosse necessário encontrar um meio para melhor conservar a bebida. Foi então que dois irmãos teriam resolvido adicionar aguardente ao vinho, que passou a suportar o período da travessia.

Em um determinado ano, a concentração de açúcar das uvas foi bastante elevada e o vinho produzido contava com um considerável teor de açúcar residual. Naquele ano, a adição de aguardente acabou resultando em um vinho agradável aos seus paladares e, com isso, teria surgido a ideia de se adicionar álcool durante o processo de fermentação, provocando a interrupção do processo e a consequente manutenção da doçura da bebida.

Assim nascia o vinho do Porto.

Mas um marco temporal tão importante quanto aconteceria anos mais tarde quando Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, resolveu regulamentar a produção do vinho que passava por uma crise gerada por adulterações. Os produtores estavam enviando vinho com qualidade baixa e até mesmo barricas com água ou mesmo vazias!

Marco pombalino delimitava a área vitivinícola do Douro

A situação foi resolvida com a criação da “Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro”, em 10 de setembro de 1756, órgão que conseguiu reestabelecer a qualidade do produto. Já no ano seguinte, Marquês de Pombal determinou a delimitação das principais áreas vitivinícolas do Vale do Douro, utilizando pedras que ficaram conhecidas como marcos pombalinos.

Dessa forma, o vinho do Porto – com essa denominação – somente pode ser produzido na Região Demarcada do Douro.

Apesar de haver uma certa polêmica sobre qual é a primeira denominação de origem do mundo – várias regiões querem o título – é fato que há muito o que comemorar nesses 265 anos.

E claro, nada melhor do que comemorar com uma bela taça de Vinho do Porto. Assim separamos aqui uma seleção com excelentes rótulos dos mais diversos estilos (tem até Porto branco!) para comemorar essa data especial:

Taylor's Fine White Port - AD 90 pontos - Taylor's, Douro, Portugal

Um blend de Malvasia Fina, Viozinho, Esgana Cão, Rabigato e Gouveio. Ideal sozinho, on the rocks, ou, ainda, como ingrediente para um delicioso Porto Tônico.

Croft Porto Fine Ruby - AD 90 pontos - Croft, Douro, Portugal

A história da vinícola Croft se confunde com a do Vinho do Porto, afinal, ela foi fundada em 1588. Esse é um clássico estilo Ruby que harmoniza muito bem com queijos azuis e sobremesas com chocolate amargo.

Graham's LBV 2012 - AD 92 pontos - Symington Family Estates, Douro, Portugal

A categoria dos LBVs (Late Bottle Vintage) nasceu para proporcionar ao degustador um vinho que reflete o bom ano da região. Este foi envelhecido por cinco anos em cascos de madeira e se destaca pelo seu equilíbrio entre a gostosa acidez e os taninos firmes.

Graham's 20 Years Old Tawny - AD 93 pontos - Symington Family Estates, Douro, Portugal

No aroma esse Porto já mostra a que veio. É como entrar em uma cave antiga com paredes de pedra. Musgos e flores de floresta se misturam em um aroma elegante que é finalizado na boca com uma acidez vibrante e um bouquet de nozes longo e prazeroso.

Krohn Porto Vintage 1970 - AD 92 pontos - Wiese & Krohn, Douro, Portugal

Vintages não só marcam grandes anos como também marcam grandes histórias. é o caso desse Porto que já passa dos 50 anos! Combine com boas companhias e celebre.

E para encontrar mais Vinhos do Porto pontuados da melhores importadoras do país, clique aqui.

Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

palavras chave

Notícias relacionadas